No dia 12 de setembro, como muitos já sabem, estivemos na garagem da empresa para apresentar e debater a proposta patronal.
Naquela oportunidade fizemos um histórico das tentativas da Diretoria do sindicato para organizar a categoria e lutarmos por uma vida melhor no setor rodoviário, como temos no urbano. Também, apresentamos a proposta que a empresa ofertou ao sindicato e fizemos uma avaliação de que era muito aquém do merecimento de vocês.
Até com certa surpresa, vimos a categoria se levantar contra a proposta e demonstrar muita insatisfação com as atuais condições de trabalho. Os motoristas deixaram claro que o nível de exploração está próximo ao insuportável, que existe muito trabalho não pago. No restante dos setores da empresa, há insatisfação, inclusive com a insistência da empresa em não conceder Tíquete Alimentação, mantendo o restaurante e alimentação “in natura”. Outro item muito criticado, na verdade o principal, é a proposta de reajuste de 4% (quatro por cento) nos salários, o que está longe de cobrir o custo de vida dos trabalhadores.
CONCLUSÃO E ENCAMINHAMENTOS
Diante disso, os presentes na assembleia REJEITARAM A PROPOSTA por esmagadora maioria. Diante dessa realidade, a Diretoria do sindicato informou a decisão à administração da empresa e propondo a reabertura das negociações.
Após esses fatos, foram realizadas duas reuniões de negociação com a empresa, sem que tenhamos chegado a avanços importantes. Por isso, estamos fazendo levantamentos mais detalhados de toda a situação, para apresentar uma contraproposta à empresa.
Ou seja, não estamos parados, não desistimos de lutar por melhorias a todos os trabalhadores e poderemos ter novidades em breve. Orientamos a todos a se manterem ainda mais unidos, a dialogaram entre vocês sobre essas condições de exploração e, principalmente, entender que se os trabalhadores se unirem, sempre teremos vitórias.
SINTRATUB: SINDICATO DE LUTA E DE INFORMAÇÃO CORRETA.
Commentaires