CANASVIEIRAS: GOLPE, MENTIRAS, AMEAÇAS E DESCUMPRIMENTO DA LEI E DA CCT

Cada vez mais a empresa Canasvieiras se torna a pior empresa de transportes para os trabalhadores e para a cidade. Com o grande crescimento da região norte da ilha, em 23 anos a empresa se modernizou muito, se tornou uma das maiores e construiu a melhor garagem da região. A relação com seus empregados e com o sindicato não era uma maravilha, mas, também tinha melhorado.

Infelizmente, nos últimos dois anos, sua imagem está sendo jogada no lixo e voltou a agir como uma empresinha de quinta categoria. Por exemplo:

01 – Recomeçou o apadrinhamento de alguns poucos e a perseguição de outros;

02 – Deterioração, falta de manutenção e limpeza em suas dependências, principalmente nos banheiros e refeitórios;

03 – O pior de tudo foi o golpe que deu nas negociações e nos seus empregados. Logo após a assinatura do 4° Aditivo à CCT com a possibilidade de parcelamento das verbas rescisórias em 16 vezes, para evitar demissões em massa e a RJ – Recuperação Judicial, a empresa demitiu centenas de companheiros e entrou em Recuperação Judicial, exatamente para não pagar os direitos trabalhistas;

04 – Não contente com a enganação, tentou lesar muitos dos demitidos no cálculo dos valores da rescisão. A fiscalização do sindicato “pegou a empresa no flagra” e a obrigou a recalcular inúmeras rescisões;

05 – Aos trabalhadores demitidos que acordaram o pagamento em 16 vezes, a empresa descumpre o que assinou e não paga o parcelamento, deixando muitas famílias no desespero;

06 – Aos que continuam trabalhando, a empresa tem mentido e ameaçado para fraudar procurações de advogados, buscando lesar ainda mais os credores trabalhistas no plano da Recuperação Judicial. E não pára por aí. Agora, está descumprindo a CCT assinada a menos de 30 dias, querendo cobrar multas e custos de batidas diretamente na folha de pagamento dos motoristas, quando a CCT prevê que estes casos são abatidos dos valores que a empresa deve aos companheiros, não podendo descontar dos salários a serem pagos.

Diante deste vergonhoso desrespeito e ganância sem limites, a direção do sindicato orienta a todos os trabalhadores:

01 – Não acreditem nas mentiras e enrolação dos patrões e chefetes da empresa, Não assinem documento algum com a empresa, especialmente se for procuração para advogados. Imediatamente faça contato com o sindicato, Com procuração, os advogados da empresa decidem em seu nome, atendendo os interesses da empresa, lesando os seus direitos e de todos os companheiros demitidos.

02 - A nova convecção – CCT – recentemente assinada, não permite que a empresa faça qualquer desconto em sua folha de pagamento para cobrar o valor de multas e de batidas. Denuncie ao sindicato.

03 – Companheiros demitidos, procurem o sindicato para ter informações corretas. Os advogados do sindicato estão à disposição de todos, sócios e não sócios, para encaminhar as ações de cobrança da dívida da empresa.

04 – Não aceitem condições ruins de trabalho. Nossa CCT e nossa luta garantem banheiros e refeitórios adequados e limpos.

05 – Foi com luta que conquistamos muitos direitos e a melhor CCT do Brasil. Só com luta vamos garantir nossos direitos e empregos.

06 – Não aceite pressões, ameaças e papinho de patrão.

07 – Muito cuidado com oportunistas que nunca estiveram nas lutas de nossa categoria, mas, agora aparecem como os mais combativos do planeta, acusam e atacam a diretoria do sindicato sem fundamento, sem conhecimento algum. O mesmo vale para políticos que nunca estiveram ao nosso lado.

A todos esses perguntamos: onde estiveram esses anos todos de nossas lutas? Por que não apareceram e não apoiaram quando o sindicato chamou greve contra as primeiras demissões, ocorridas na empresa Biguaçu, em julho de 2020? Por que não apoiaram nossas manifestações na casa do governador e na assembleia legislativa, na prefeitura e câmara de vereadores de Palhoça, ANTES das demissões?

08 - Não vacile, tome a vacina o mais rápido possível. Não aceitem e não espalhem “Fake News”. Vacina é única segurança contra doenças provocadas por vírus, como o Covid-19. Não existe remédios contra vírus, ou você conhece algum remédio contra o vírus da AIDS, do sarampo, de varíola ou de dengue?

Essas e outras doenças viróticas são combatidas com vacinas, que a vida toda tomamos e levamos nossos filhos pra tomar sem questionar as marcas ou onde são feitas.

Lembre-se de quem te espera em casa na volta do trabalho, lembre-se dos companheiros de trabalho, nas milhares de pessoas que transportamos.

Tome a vacina!

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA.