DEMITIDOS DA ESTRELA/INSULAR, COBRANÇA NO EXECUTIVO, CASTILHO TRANSPORTE, CATARINESE E MAIS:

COMPANHEIRADA DE TRABALHO, DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA

Além de todo o trabalho para garantir nossa CCT, a Diretoria do sindicato vem retomando todo o trabalho em outros segmentos da categoria. Mesmo cumprindo os Decretos do Governo do Estado, estamos retomando atividades paralisadas, como a utilização de nossa sede social.

USO DA SEDE SOCIAL

Semana passada informamos sobre a REABERTURA DA NOSSA SEDE SOCIAL para a categoria e outras atividades. Aguardamos uns dias após a autorização do governo, verificando se não voltaria atrás. Agora, está consolidada a reabertura da sede e anunciamos as condições para a categoria voltar a utilizar aquele maravilhoso espaço. As condições e preço das taxas de uso foram mantidos, desde 2018:

SÓCIOS/DEPENDENTES

- No mês do aniversário, tem o uso liberado se DEIXAR LIMPO; se não quiser o trabalho, alternativamente paga taxa de limpeza, no valor de R$ 150,00

- Qualquer outro evento, tem taxa de R$ 250,00 em eventos com até 100 pessoas.

COMUNIDADE/NÃO SÓCIOS

- Eventos até 100 pessoas – R$ 500,00

Acima de 100 pessoas, taxa negociada.

DIAS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

- Não abre em feriados especiais, por exemplo: natal, páscoa e 1o de ano.

- Funciona das 07 h até às 19 h.

FECHADO ACORDO COM CASTILHO TRANSPORTE LTDA

Depois de várias reuniões com a categoria e até discussão de greve, foi renovado o ACT – Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa CASTILHO, que atua com serviço de FRETAMENTO na região. Além da renovação integral do ACT anterior, garantimos Tíquete Alimentação de R$ 600,00. Também, garantimos reajuste salarial pelo índice do INPC do período e que a 3a e 4a hora-extra, devem ser pagas, não podendo serem compensadas.

NEGOCIAÇÕES COM A EMRESA CATARINENSE DE TRANSPORTES

Após muitos anos, poderemos chegar num acordo com a empresa CATARINENSE. Só depende da assembleia dos trabalhadores. A empresa abriu mão do banco de horas com até 6 meses e intervalo diário maior que a lei.

Sem essas exigências, terminou bem a negociação do ACT, com mais de 55 cláusulas. Agora, estamos vendo o melhor dia e horário para realizar assembleia e debater as propostas da empresa, o que deverá ocorrer na próxima semana. Se for aprovado pela categoria, será efetivada a assinatura histórica do ACT com a empresa.

AÇÃO GANHA AOS COMPANHEIROS DA EMPRESA BATISTENSE/TARCISÍO TUR

Hoje, 31 de agosto, estamos repassando aos companheiros trabalhadores das empresas de Transportes BATISTENSE e TARCÍSIO TUR, os valores pertencentes a cada um, decorrentes de ação trabalhista coletiva movida pelo sindicato. O local e horário está sendo informado e disponibilizado a cada um dos beneficiados.

TRANSPORTE EXECUTIVO – COMISSÃO COBRANÇA DE TARIFA

Conhecido e tratado carinhosamente de “Amarelinho”, esse componente do sistema municipal de transporte de Florianópolis sempre teve um debate em torno da forma de remunerar os motoristas, por realizarem a dupla função de dirigir e cobrar tarifa.

Agora, o debate ganhou outro componente. A nova CCT prevê uma forma clara de remunerar os motoristas do transporte comum e que realizam a dupla função.

Após muitas conversas com esses companheiros, realizamos uma assembleia que decidiu por conceder um prazo de negociação entre nosso sindicato e o SETUF. Logo a seguir do debate com a companheirada, encaminhamos essa questão ao sindicato patronal e mantivemos vários contatos com os patrões, que continuam com divergências entre eles sobre a forma de proceder ao pagamento. Temos empresas pagando com base na CCT assinada, enquanto outras continuam pagando comissões da forma antiga.

Como esta situação não pode continuar, nesta semana vamos conceder um prazo definitivo para os patrões se posicionarem e realizaremos nova assembleia pra decidir.

– REUNIÃO COM PATRÃO

No último dia 23 de agosto, estivemos junto com uma comissão de trabalhadores demitidos pelo grupo econômico Estrela/Insular, numa reunião com o senhor Gildo Formento, Diretor das empresas, do Consórcio Fênix e do SETUF.

Na oportunidade, os companheiros escutaram da boca do patrão que as empresas não vão pagar o que devem antes de decidir a ação judicial da Recuperação Judicial.

O sindicato já tinha informado desse desrespeito quando realizamos uma assembleia na sede do Conselho Comunitário do Rio Tavares, ao lado do TIRIO. Naquela oportunidade, a Diretoria e assessores do sindicato explicaram o funcionamento do processo de Recuperação Judicial e como as empresas estão enganando os atuais e ex-empregados, desrespeitando os trabalhadores que constroem o lucro do patrão, mas, eles claro que não pensam em nossas famílias, que dependem de nosso trabalho.

Mais uma vez, fica claro que a Diretoria do sindicato só diz a verdade para categoria e não esconde informações. Também confirma que somente uma luta conjunta e organizada desses trabalhadores com o sindicato poderá ter uma solução mais rápida.

Significa que são injustas as acusações e ofensas contra a diretoria do sindicato, que jamais virou as costas para a categoria e continua cobrando dos patrões como sempre fez. A situação que estamos vivenciando se deve a dois fatos:

01 – O ganancioso oportunismo dos patrões;

02 – O fato de estarmos de mãos amarradas e sem poder lutar no momento em que ocorreram as demissões, quando só restou para a Diretoria tentar diminuir o tamanho das perdas e do número de demitidos.

Por fim, nesta semana ainda, estremos divulgando o local e horário para nova assembleia desses companheiros, desta vez na área continental da cidade, em local próximo à garagem da Estrela.

SINTRATURB - SINDICATO DE LUTA!