DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Somente na década de 1970 a ONU declarou 08 de março como o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, não como mais uma data para o comércio faturar com todo tipo de presentes, mas, reconhecendo a necessidade de reflexão da condição das mulheres no mundo todo e se obrigando a reconhecer mais de um século de lutas contra o desrespeito, preconceitos e violências contra as mulheres, o que, infelizmente ainda vivemos cotidianamente.

É essa reflexão que o SINTRATURB propõe pra toda nossa categoria ao longo desse mês, iniciando no dia 08 de março. Como trabalham, como são tratadas cotidianamente e como vivem as mulheres trabalhadoras do transporte de pessoas?

A mesma reflexão vale para nossas companheiras de vida, nossas mães, filhas, demais familiares, vizinhas, amigas etc.

RELEMBRANDO UM POUQUINHO DA HISTÓRIA

Nesta luta secular, há vários episódios importantíssimos, alguns usados como sendo “o motivo” da definição mundial desse dia. O mais usado é que em 08 de março de 1857, 129 operárias, em greve, morreram carbonizadas em incêndio numa fábrica têxtil e provocado pelo patrão, na cidade de Nova York. Pesquisas históricas demonstraram não ser verdade.

Por outro lado, existem vários momentos históricos registrados e considerados pela ONU na definição deste dia. Um deles é o dia 25 de março de 1911, quando um incêndio ocorrido na Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque, vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, operários e operárias vítimas das más condições de trabalho e segurança. Outro fato importante, ocorreu em 08 de março de 1917, quando cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas de Moscou reivindicando melhores condições de trabalho e vida, se manifestando contra as ações do Czar Nicolau II. Essa manifestação ficou conhecida como “PÃO E PAZ”. Também neste dia, mulheres trabalhadoras têxteis entraram em greve e reivindicaram a ajuda dos operários metalúrgicos, momento importante e grande feito das mulheres como prenúncio da Revolução Bolchevique, quando a classe operária russa tomou o poder, após a derrota da monarquia czarista.

UM MUNDO MELHOR É CONSTRUÍDO POR TODOS NÓS

Portanto, o “Dia Internacional da Mulher” é uma data a ser comemorada pela luta histórica das mulheres, inicialmente pela igualdade salarial e que foi ganhando força contra o machismo, os preconceitos e as violências.

Este dia é, também, para os homens repensarem seu comportamento e para todos e todas nós revermos nossos padrões culturais e estéticos. O Brasil é o país onde a “indústria da beleza, da moda e das cirurgias plásticas estéticas mais lucra no mundo”, principalmente a partir do padrão imposto às mulheres, que são muito mais cobradas e exigidas.

Com essas reflexões, hoje iniciamos um momento de reflexão e conversas com nossa categoria, a partir do lugar de fala das companheiras mulheres. Lembrar que no transporte JÁ TEMOS IGUALDADE SALARIAL entre homens e mulheres nas principais funções, porém, precisamos avançar muito na igualdade de oportunidades, de tratamento, de respeito.

SINDICATO QUER SOBRE AS COMPANHEIRAS DO TRANSPORTE

Companheira mulher trabalhadora do transporte, nas próximas semanas disponibilizaremos um link seguro para uma consulta sobre o dia a dia das Companheiras nos locais de trabalho. Você não precisará se identificar, apenas informar sua função no transporte e, se quiser, a região em que trabalha.

Isso é importante para formarmos um banco de dados e informações que nos permitam implementar ações efetivas que colaborem para inibir comportamentos desrespeitosos, ofensivos ou situações de assédio para com as trabalhadoras do transporte.

Por isso, fique atenta e não deixe de dar sua opinião, seu comentário, seu relato, sua denúncia, o que você ouve e lê sobre sua condição de mulher, registre suas reivindicações e o que mais quiser, tudo o que entender como relevante para que juntos avancemos nessas pautas.

SINTRATURB – SINDICATO DE LUTA