Dando seguimento à nossa campanha salarial, bem como o árduo trabalho em relação às RJs, no dia de hoje tivemos grandes avanços, que passaremos a relatar para conhecimento de todos os companheiros.
TURISMO E FRETAMENTO
Como sabem, o SINTRATURB não representa apenas a categoria no transporte público, mas sim, em todos os segmentos de transportes de pessoas, com data base em 1o de maio. Assim, hoje no início da tarde tivemos mais uma negociação com os patrões de turismo e fretamento, onde os patrões ofereceram aumento de 5% nos salários, tíquetes alimentação e outras cláusulas econômicas, além da manutenção de todas as cláusulas da atual CCT.
De nossa parte, a presentamos uma contraproposta, com aumento real nos salários e, especialmente, nos tíquetes alimentação, além de um valor fixo de R$ 100,00 para indenização dos “dados móveis” dos celulares usados para comunicação com as empresas durante viagens.
RJs DAS EMPRESAS INSULAR E ESTRELA
Enfrentamos uma batalha judicial de 03 anos em nome dos companheiros credores das duas empresas na Recuperação Judicial e em dezenas de ações trabalhistas. Após termos obtido êxito nas ações trabalhistas, iniciamos uma negociação com as empresas e após 03 meses, temos a possibilidade de ANUNCIAR um acordo com o grupo econômico, que no dia de AMANHÃ – 10 MAIO, INICIARÁ O PAGAMENTO dos valores aos companheiros que confiaram no sindicato e concederam Procuração ao nosso departamento jurídico.
Os valores totais ainda se encontram sendo calculados, uma vez que são muitas ações e cada companheiro tem situação e valores diferentes a receber. Como todos sabem, os valores correspondem a 60% das rescisões, a serem quitados em 12 parcelas, conforme decisão judicial na RJ. Se fôssemos aguardar todos estes cálculos, o início do pagamento ainda demoraria mais algum tempo. Assim, as empresas começam a pagar amanhã e continuaremos calculando os valores a serem pagos nos próximos meses.
MULTAS POR ATRASO DE PAGAMENTO – O jurídico do sindicato apresentou defesa na RJ em nome de TODOS OS TRABALHADORES das duas empresas, a respeito dos Arts, 467 e 477 da CLT, que referem-se a multas por atrasos nos pagamentos. Estas ações ainda se encontram sendo discutidas no TST, em Brasília.
No caso de confirmar nossa vitória judicial, estes valores começarão a ser pagos ao final dessas ações e os valores serão repassados diretamente aos trabalhadores beneficiados, sem necessidade de habilitação na RJ. No caso dos companheiros que assinaram procurações para os advogados do sindicato, não é devido nenhum honorário contratual.
Nos próximos dias, estaremos divulgando informações mais detalhadas. Quando os cálculos estiverem concluídos, convocaremos cada companheiro para apresentarmos os valores finais.
CAMPANHA SALARIAL – RUMO A MAIS UMA VITÓRIA
Após a enrolação patronal da última terça-feira, anunciamos a convocação de nossa Assembleia para decidirmos juntos como encaminhar a nossa campanha salarial e intensificamos a movimentação da Diretoria junto à categoria nos locais de trabalho.
REUNIÃO COM PREFEITO TOPÁZIO NETO
Diante de nossa movimentação, no final da tarde de hoje fomos convidados pelo prefeito Topázio Neto para uma reunião em seu gabinete, onde também estava o Secretário de Infraestrutura, Rafael Hein. Lá discutimos nossas reivindicações e indignação com toda essa demora nas negociações, bem como, apresentamos o acordo das RJ e solicitamos que ele interceda em favor do acordo, para garantir o pagamento a partir de amanhã.
Colocamos a ele que jamais aceitaremos tratamento desigual entre companheiros da municipal Florianópolis e da metropolitana/intermunicipal. Também, que no ano passado nossa assembleia já rejeitou a proposta de pagar os 4,83% em duas parcelas, portanto, esse percentual deverá ser pago integralmente em maio.
Mais uma vez, colocamos a questão dos cobradores e que muitas linhas são impossíveis de serem operadas por motorista sozinho, como nos morros, praias na temporada, escolares e outras. Dissemos que o número de cobradores deve ser recomposto ao que possuíamos em 30 de abril de 2023, o que foi sendo diminuindo através de golpes e esperteza dos patrões. Falamos do “Projeto Formiguinha”, que sabemos ser de Tarifa Zero após as eleições, mas, deverá permanecer com um segundo trabalhador, porque não desumano e perigoso deixar motoristas operando sozinhos as linhas de morro.
Deixamos claro que estamos abertos ao diálogo o tempo todo, porém, mobilizando a categoria.
O QUE DISSE O PODER PÚBLICO
Tanto o Prefeito Topázio, quanto o Secretário Rafael, reconheceram nosso trabalho e importância da categoria. Eles confirmaram que o “Formiguinha” será sem cobrança e ponderaram que os ônibus são menores. Para nós, isso não diminui o perigo deste veículo ficar “preso no Maneco” e sem o motorista, se ele tiver que sair do veículo para atender alguém.
Confirmaram que, nesta sexta-feira, dia 10 de maio, vão se reunir com o Presidente da ARESC, agência reguladora do Estado, para analisar nossas reivindicações e tentar unificar procedimentos entre a municipal e metropolitana/intermunicipal. Após, vão receber os patrões, prevendo nos chamar novamente na próxima terça-feira, dia 14 de maio, talvez para uma reunião de negociação entre todas as partes.
Também reafirmaram seu interesse na evolução das negociações e chegar a bom acordo.
OS OPORTUNISTAS DE SEMPRE E OS DE ANO ELEITORAL
Todos os anos é mesma coisa: quando estamos em meio a campanha salarial, aparecem os oportunistas para tentar dividir a categoria, criando problemas para as negociações e o sindicato.
Nesse ano observamos uma novidade: a participação de políticos oportunistas se passando por “defensores da categoria”, sem nunca terem participado de nossas lutas.
Acredite se quiser. Uma atual vereadora, um ex-vereador e atual candidato a prefeito e outro candidato a vereador, todos de Florianópolis, “só agora descobriram” que milhares de trabalhadores de transportes foram demitidos e que muitos não foram recontratados, além de não terem recebido a totalidade de suas rescisões.
Isso é um dos motivos para o povo não acreditar na política, além de tratar todos os políticos como se fossem a mesma coisa. Nesse caso, é gente que se diz de esquerda, tendo a mesma postura oportunista que políticos de direita.
ATAQUES AO SINDICATO E FALSA DEFESA DA CATEGORIA
Se passando por defensores dos trabalhadores, falam que os trabalhadores foram lesados e estão abandonados, por isso defenderam uma paralisação relâmpago e sem expressividade, realizada no TICEN no último dia 08 de maio, “lutando” pelo pagamento das rescisões.
Esses oportunistas que a categoria nem conhece, não falam de nosso sindicato, até porque nem poderiam. Mas, sua atitude e discurso raivoso “deixa no ar que os trabalhadores estão abandonados”, o que é uma deslavada mentira. O próprio “oportunista líder” de uma associação que não existe e que aparece ao lado do Candidato a prefeito, é DEFENDIDO PELOS ADVOGADOS DO SINDICATO e sem pagar nenhum centavo de honorários advocatícios, como todos os que são representados pelo sindicato.
O SINTRATURB NUNCA ABANDONOU NENHUM TRABALHADOR
Onde estavam esses oportunistas mentirosos quando iniciamos a greve em 08 de julho de 2020? E quando fizemos dois acampamentos na Casa do Governador, na Agronômica? E quando realizamos assembleias no aterro, em meio a pandemia, correndo riscos sem vacina? E por que não apareceram para ajudar na defesa dos diretores do sindicato processados por “quebra de Resolução Sanitária”, porque as assembleias e manifestações públicas estavam proibidas?
Onde estavam quando ocupamos a frente da ALESC? E a frente da Câmara de Vereadores de Florianópolis e Palhoça? Sabem eles que o sindicato entregou milhares de cestas básicas, inclusive nas casas, de quem mais precisava? Vieram ajudar a carregar aquelas pesadas sacolas?
A verdade sempre triunfa. Sempre estivemos ao lado dessa companheirada toda. Já tivemos o pagamento dos companheiros da Canasvieiras e da Biguaçu. Amanhã começa o pagamento dos companheiros da Estrela/Insular e o acordo para o pagamento dos companheiros da Emflotur já está assinado há meses, mas, aguardamos a decisão do juiz da vara de falências e recuperação judicial da Capital.
Mas, nada disso importa, porque ao oportunismo de poucos pelegos da categoria e de políticos sem compromisso com a gente, só interessa a defesa de seus interesses próprios. Não passarão.
A verdade e nossa luta são mais fortes que todo o oportunismo junto.
SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA E DE VERDADE
Comentários