NOTA SOBRE REUNIÃO COM PATRONAL 22/06

COMPANHEIROS DE TRABALHO, LUTA POR DIREITOS E DE VIDA NESTE PLANETA

Como anunciamos, hoje tivemos mais uma rodada de negociações com os patrões, tratando mais de uma dezena de temas de variadas complexidades e todos de muita importância para nossas vidas, desde situações mais rotineiras, como o funcionamento de banheiros e locais de alimentação, até os prazos para pagamento do que nos devem, passando pelas questões sanitárias e avaliação deste reinício da operação de transportes, como se dará a volta de toda a categoria, como ficará situação dos que ainda não serão chamados ao trabalho, dos componentes do grupo de risco, entre outros complexos e importantes problemas que precisamos encontrar soluções.

Apesar de ter sido uma conversa franca e tranquila, não foi possível chegarmos a bom termo na maior parte deles, uma vez que dependem, também, de mais alguns levantamentos e, especialmente, de posicionamentos do Poder Público, tanto das prefeituras municipais, quando do governo do Estado, que ainda resiste em receber a diretoria do sindicato, talvez porque saiba que não iremos lá para tirar fotos, mas para cobrar posicionamentos claros e concretos, para que o Governador assuma suas responsabilidades com o transporte, principalmente do intermunicipal, onde o Estado é o Poder Concedente.

A negociação continuará ao longo dessa semana. Ainda dependemos das novas decisões do governo federal, que já tem em mãos as decisões do Congresso Nacional e que dependem da sanção do Presidente da República para virar lei. Sem sabermos como ficará a legislação, se haverá vetos presidenciais ou não, torna-se praticamente impossível se fechar novo acordo. Infelizmente, a vida dos trabalhadores não está entre as preocupações do atual governo, que tem até o dia 07 de julho para sancionar e colocar em vigor as novas normas legais.

DEFINIÇÕES DA REUNIÃO DE HOJE

01 – Para o pessoal que trabalhou nas linhas para atender os trabalhadores da saúde e que, ainda, não recebeu integralmente salários e benefícios da CCT, será feito um levantamento e o pagamento do que é devido neta semana.

02 - Quando aos banheiros, os patrões comprometeram-se a ampliar os horários de funcionamento do banheiro exclusivo existente no Centro e a resolver imediatamente problemas pontuais em outras regiões.

03 – As empresas farão levantamento nas escalas e do pessoal chamado, para resolver o problema de transporte especial para o início e final da jornada, quando não há linhas regulares.

04 – Alguns companheiros motoristas, ao voltarem para o trabalho, receberam multas de trânsito para apresentar defesa, porém, já fora do prazo. Neste caso a responsabilidade é da empresa, como previsto na CCT, que assumirá a responsabilidade pela multa.

05 – Como já dito, as negociações prosseguirão nos próximos dias.

CUIDAR DA SAÚDE, PROTEGER VIDAS, CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES

Foram analisados alguns problemas que ocorreram na volta do transporte, especialmente a questão da superlotação nos ônibus e, também, da atuação da companheirada.

Solicitamos a todos os companheiros que façamos nosso trabalho com dedicação e cuidados necessários, cobrando dos usuários que obedeçam às normas sanitários, por um lado para nos prevenir de contágio pelo Covid 19, mas, também, para que não tenhamos que amargar novas paralisações do serviço do transporte.

Nosso futuro está em nossas mãos!

Vamos sempre usar e cobrar o uso de máscaras; usar álcool gel e oferecê-lo aos usuários; procurar garantir o distanciamento em filas nos terminais, banheiros etc; garantir que os ônibus tenham sempre, no máximo, o número de passageiros determinados pelas normas sanitárias oriundas do Poder Público.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA E DE PRESERVAÇÃO DA VIDA