PREFEITO E MAIORIA DOS VEREADORES DE SÃO JOSÉ ATACAM A CIDADE

Na tarde de ontem, 01/03, a maioria dos vereadores de São José deu mais um GOLPE NO TRANSPORTE PÚBLICO E NA CIDADE, aprovando projeto de lei do prefeito que permite o fim dos cobradores na cidade. Exatamente no momento da pandemia, de desemprego generalizado, quando é mais necessária a presença dos cobradores, o senhor Orvino Coelho de Ávila dá prioridade a um projeto dos barões do transporte, que desemprega dezenas de trabalhadores e precariza ainda mais o transporte público.

ENTENDA O CASO

01 - Em 2014 o vereador Dr. Geraldo – PT, apresentou um projeto de lei garantindo dois trabalhadores em cada ônibus. Em 2016 a lei foi aprovada e vetada pelo prefeito da época, mas, a Câmara DERRUBOU O VETO E MANTEVE A LEI.

02 – Na época Orvino assinou a publicação da lei, como Presidente da Câmara.

03 - Desde então, vigora a lei 5.561/16, que impede a cobrança de tarifas pelos motoristas, tornando obrigatória a presença dos cobradores.

04 – Quatro anos depois, o prefeito Orvino MUDA DE OPINIÃO e envia projeto de lei que REVOGA A LEI assinada por ele mesmo, através da Mensagem 004/2021.

05 – Em 01/03/21 a maioria dos vereadores aprovam o Projeto de Lei do prefeito, possibilitando o fim dos cobradores nas linhas de ônibus do município.

06 – Na próxima quarta, dia 03/03, tem a segunda votação do Projeto. Se aprovado, torna definitivo mais um presente aos empresários e um ataque aos trabalhadores e usuários do transporte, na verdade, um ataque à própria cidade.

O QUÊ JUSTIFICA PREFEITO? O QUÊ JUSTIFICA SENHORES VEREADORES?

Apenas algumas perguntas já deixam clara a trama. Desafiamos os prefeito e maioria dos vereadores a responderem:

01 – O que justifica tamanha mudança de posição em quatro anos?

02 – Nesse momento, qual a motivação de prioridade e tanta rapidez nesse projeto de desemprego e piora do transporte público da cidade?

03 – Bem no momento em que é essencial ter mais um trabalhador nos veículos, fazendo a higienização durante as viagens, orientando os usuários, garantindo os protocolos de segurança e o prefeito quer tirar esse trabalhador? Atendendo a quem?

04 – Quanta coincidência: o prefeito de São José acaba com a lei de garantia dos cobradores, o prefeito de Florianópolis permite a colocação de ônibus circulando sem cobradores, o prefeito de Blumenau fala em tirar os cobradores para diminuir o valor da tarifa, mesmo argumento do irresponsável Orvino. É coincidência ou trama?

05 – Prefeito Orvino e vereadores de São José: os senhores são capazes de indicar um exemplo de cidade que tirou os cobradores e diminuiu o valor das tarifas? Um só?

06 A serviço de quem estão os senhores? Do povo, do emprego, da qualidade do transporte da cidade, ou dos interesses dos tubarões do transporte?

SEM COBRADORES, TRANSPORTE FICA AINDA PIOR

Sem os cobradores, o motorista terá que fazer as duas funções. E teremos um transporte mais inseguro, mais demorado e muito pior.

01 – Motorista não terá mais só a tarefa e concentração para dirigir. Vai cobrar a tarifa, fazer o troco, dar informações e auxiliar os passageiros. Enquanto faz isso tudo, o ônibus estará parado, atrasando ainda mais as viagens.

02 - Sem um trabalhador no salão do ônibus, haverá mais assédio e violência contra as mulheres, voltarão a acontecer assaltos, brigas e discussões dentro dos veículos, tornando o transporte ainda mais inseguro.

03 – O motorista não pode dirigir e conversar, dar informações etc. Quem dará informações aos usuários? Quem auxiliará o motorista com o veículo lotado? Quem auxiliará idosos e pessoas com dificuldades de locomoção? Quem auxiliará as pessoas com pacotes e sacolas? E com crianças no colo? E gestantes? E ajudará o acesso de cadeirantes e deficientes visuais? Para citar apenas alguns exemplos de problemas.

A MENTIRA TEM PERNA CURTA: SEM COBRADOR E COM TARIFA MAIOR

O prefeito Orvino Ávila é refém da própria mentira, quando diz que tirando esses empregos a tarifa pode diminuir. O prefeito mentiroso esqueceu da realidade.

Só um exemplo: Joinville NÃO TEM COBRADORES, o valor dos salários e tíquetes alimentação são bem menores que na nossa região, mas, as TARIFAS BÁSICAS SÃO MAIS CARAS do que as cobradas por aqui. E aí Orvino Pinóquio?

VEJA COMO VOTARAM OS VEREADORES NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA

Companheirada, negar a política e achar que o sindicato nada tem a ver com política é um erro enorme. Esse é só mais um exemplo de como a política e as atitudes dos políticos podem mudar nossas vidas. E não podemos ficar só assistindo!

Temos pouco tempo porque fizeram tudo escondido e para aprovar rápido. Mas, ligue ou mande mensagens para os vereadores que você conhece, cobre a posição deles em favor de um transporte de qualidade e mais empregos para o povo.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA