top of page

RÁPIDINHAS DA SEMANA (03 a 07/02)

Planejamento da Diretoria

Organizando a luta
Organizando a luta

No início da semana entre a segunda e quarta-feira, a Direção do Sintraturb, contando com dirigentes liberados, não liberados e com o Conselho Fiscal, estiveram reunidos no SEST/SENAT em Seminário de Avaliação e Planejamento para o ano de 2025. Além das análises da conjuntura atual no cenário econômico, político e social, foram debatidos os principais eixos da Campanha Salarial deste ano, que será a primeira após a recuperação das perdas acumuladas no período da pandemia.

A base da proposta de pauta para a campanha salarial deste ano será disponibilizada para toda a categoria nos canais oficiais do sindicato, assim a categoria poderá estudar com cuidado os itens e colaborar na construção do documento que será apresentado para os patrões. O documento base está disponível na página sintraturb.com.br e no app DizaiSintraturb a partir da próxima quarta-feira, 12/02.


Já a assembleia para discussão e aprovação do documento terá sua data definida na próxima semana.


Rotinas de jornada e dia-a-dia da Categoria

Na quarta e quinta (05 e 06/02) dirigentes do Sintraturb estiveram reunidos com representantes patronais para discutir rotinas de trabalho que muitas vezes causam transtornos ao longo da jornada e prejudicam a realização de tarefas.


Na Canasvieiras a pauta foi bafômetro
Na Canasvieiras a pauta foi bafômetro

Foram abordados vários temas, dentre eles a realização dos testes de bafômetro, previstos na Lei Nacional de Trânsito para motoristas profissionais e devem ser realizados periodicamente, de maneira aleatória, o que não quer dizer que possam ser realizados de maneira arbitrária e constranger os trabalhadores. O Sindicato segue os preceitos científicos e entende o alcoolismo como uma doença crônica que atinge muitas famílias e, cada indivíduo, com sua própria constituição biológica, responde de maneira diferente aos excessos. Para casos confirmados devem ser adotados protocolos de afastamento e devido tratamento.



Em reunião no CCO foram abordados os casos da Biguaçu e a Imperatriz que não pagaram as médias referentes aos valores de dirigir e cobrar incluídas no pagamento do 13º. As empresas assumiram o compromisso de pagar os valores devidos em duas vezes: 50% no salário de março e 50% no salário de abril.


Assembleia na Jotur decide manter os serviços

Trabalhadores decidiram manter as operações
Trabalhadores decidiram manter as operações

Após a empresa pagar parcialmente os salários dos trabalhadores na quinta (06/02) o Sindicato cumprindo com seu papel, convocou uma assembleia que foi realizada na madrugada da sexta (04:00) para decidir junto com os trabalhadores quais seriam as medidas e ações em resposta a esse descaso. Após uma série de considerações os trabalhadores votaram por não paralisar as atividades.


Estacionamento Central

Na próxima segunda Sindicato cobrará mais uma vez a prefeitura
Na próxima segunda Sindicato cobrará mais uma vez a prefeitura

O Sindicato tem uma reunião marcada para a próxima segunda com o Secretário de Mobilidade para mais uma vez pressionar o poder público para que tome providencias quanto ao uso da área utilizada como estacionamento da frota nos intervalos das jornadas. Mais uma vez o espaço está sendo compartilhado com um evento, causado uma série de transtornos. Já vimos alertando o poder público sobre a situação que está se tornado crítica e precisa de uma solução definitiva.

Comments


bottom of page