top of page
Buscar
  • Foto do escritorRODÃOONLINE

SERIA PRA GENTE RIR, SE NÃO FOSSE TRÁGICO!!!

Atualizado: 4 de abr. de 2022

OPORTUNISTA DE PLANTÃO DISSE QUE NOSSAS REUNIÕES COM O PREFEITO NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA OS DEMITIDOS ERA MENTIRA... MENTIRA DE QUEM?

Velho ditado popular: A MENTIRA TEM PERNA CURTA ... “não vai longe” ...

Companheirada da categoria: Mais uma vez, com a paciência de sempre, esclareceremos alguns fatos distorcidos por “alguns novos oportunistas” de plantão:

NUNCA PROPUSEMOS AVENTURAS OU PASSAMOS POR CIMA DA CATEGORIA

A mesma paciência que tivemos na assembleia com as provocações, mentiras e ofensas, manteremos agora, respondendo o necessário na hora certa e no devido tempo. Na “barraca de luta”, não havia conversa. Diante das agressões e ofensas de alguns, o companheiro Dionísio pacientemente deixou o microfone a disposição e depois disse que, daquela forma e naquele momento, não era fórum para nenhuma decisão.


Em quase 25 anos de lutas NUNCA DECIDIMOS PARALISAÇÃO COMO AVENTURA de apenas 30 pessoas, NUNCA sem debater com base e a DECISÃO É SEMPRE DA CATEGORIA.

A diretoria do sindicato jamais abandonou os demitidos, apenas não apoia atos aventureiros, sem debate nenhum com a base dos trabalhadores e, ainda mais em meio a um processo de negociação aberto com muito custo após uma grande paralisação na Canasvieiras (26/01).

Avaliamos, pela forma como atuaram, que talvez, tudo foi preparado e realizado para promoção de alguns oportunistas.

NUNCA AMEAÇAMOS PESSOAS COM UM INSTRUMENTO CORTANTE

Num gesto ameaçador, um aventureiro jogou um alicate-de-corte sobre a mesa da reunião. Na verdade, foi até difícil entender uma atitude dessas. Qual a intenção de alguém que traz um pesado instrumento cortante para uma reunião de companheiros?????


Estaria pensando, ou propondo, fazer o quê? Agredir alguém? Dilapidar o patrimônio público ou privado? A Diretoria jamais poderia concordar com uma atitude dessas.

COMO SEMPRE, PRESTAREMOS CONTAS E OUVIREMOS A CATEGORIA

Na próxima semana, após reunião de avaliação no dia 04/04, a Diretoria do sindicato fará um JORNAL DETALHADO para toda categoria. Poderá até ficar um pouco repetitivo, porque o tempo todo prestamos contas de nosso trabalho e sobre todas as questões da categoria. São centenas de notas, boletins informativos, “O Rodão”, “RodãoTV" com vídeos”, Aplicativo DIZAÍ, vídeos, fotos, ilustrações e textos... TUDO NO CELULAR DE QUEM QUISER.


Acabamos de realizar assembleia geral para abrir a CAMPANHA SALARIAL e aprovamos a Pauta de Reivindicações da categoria. Neste dia 31 fizemos a assembleia de “Prestação de Contas”. Ou seja, 02 assembleias abertas à categoria em menos de 20 dias e 02 ou 03 oportunistas têm a cara-de-pau de dizer que NÃO FAZEMOS NADA? Que escondemos informações e não ouvimos a categoria?


Diante de atitudes desse tipo, só nos resta estes rápidos esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos, desmascarando as leviandades, os detalhes publicaremos em breve.


APÓS UM PERÍODO DE INTENSAS NEGOCIAÇÕES, FINALMENTE A PROPOSTA

Apesar dos oportunistas dizerem que mentimos sobre ter reuniões com o prefeito Gean Loureiro, as imagens aqui mostrarão a verdade. Tivemos muitas reuniões envolvendo o Prefeito, Secretários, o Procurador da Prefeitura de Florianópolis, empresários e seus advogados, funcionários da Secretaria de Mobilidade etc.


Na última reunião com o prefeito , ele nos comunicou que sairia da prefeitura e teria uma agenda muito grande por isso. Mas, reconheceu nosso trabalho, a reivindicação de pagar os demitidos e a força da paralisação que realizamos na Canasvierias dia 26/01.

Por essas razões, assumiu o compromisso de apresentar uma proposta de solução para as ações de Recuperação Judicial, até o dia 31 de Março.


Esse prazo foi amplamente divulgado pela direção do sindicato em diversas oportunidades em suas redes sociais, nos grupos de WhatsApp da categoria e, até mesmo. em mensagens pessoais para alguns dos que mentem não saberem de nada.

Imagens, boletins e mensagens de celular podem facilmente comprovar tudo isso.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Como já dissemos, nunca divulgamos propostas sem quem estejam “registradas e assinadas”, para evitar boatos, fofocas e golpes. Não somos aventureiros.

Hoje podemos divulgar, porque temos em mãos os originais do documento que as empresas e o prefeito Gean Loureiro assinaram, o qual também assinamos, colocando o sindicato como anuente do acordo. Como já dissemos, na próxima semana publicaremos a íntegra do documento e os seus detalhes.


Anuente é o termo jurídico para quem toma conhecimento e acompanha um contrato assinado por outras partes. Ou seja, o sindicato não assinou o acordo, mas, acompanha a posição da prefeitura em repassar recursos para as empresas EXCLUSIVAMENTE PAGAREM DÍVIDAS TRABALHISTAS.


A prefeitura está repassando NOVE MILHÕES DE REAIS para as empresas pagarem a maior parte do que devem aos trabalhadores, especialmente os demitidos. Isso significa, que, no mínimo, será pago 60% dos valores sobre direitos trabalhistas.


Como já dissemos, na próxima semana estaremos detalhando os procedimentos, porque esse documento vai para os Processos de RJs, para ter a homologação da justiça.


Assim, fica revertida a decisão na RJ da Canavieiras, onde os companheiros receberiam apenas 40% dos seus direitos. Agora, poderão receber 60%, no mínimo.

Lembramos que os 40% foram aprovados com procurações assinadas pela categoria junto aos advogados da empresa, como já havia ocorrido na Biguaçú.


No caso da RJ da Insular/Estrela, assembleia de credores será no próximo dia 13/04.

O plano apresentado pelos patrões é de pagar só 40% e as empresas tem maioria dos votos para aprovar, em função das procurações assinadas pela categoria juntos aos advogados da própria empresa.


Com este acordo com a prefeitura, as empresas têm que apresentar um “Plano Modificativo”, alterando o pagamento para 60%, no mínimo.


Na RJ da Emflotur, já está na Justiça o acordo para pagamento de 70% da dívida.

Na Transol, que cumpriu os acordos e não entrou em RJ, será antecipado o pagamento do parcelamento das rescisões.

O MOMENTO É DE UNIDADE E LUTA, NÃO DE DIVISÃO OPORTUNISTA

Quem é da categoria sabe que toda vez que uma luta começa, sempre aparece alguém para enfraquecer o sindicato, colocar dúvidas na categoria, tentar dividir a direção e a base do sindicato. No início de campanhas salariais, TODO O ANO É A MESMA COISA, sempre aparecem os “opositores”, na verdade, os divisionistas, em nome de outros interesses.


As leviandades são sempre as mesmas: dirigentes e assessores vendidos; já tá tudo acertado; abandono da categoria; direção não faz nada; o assessor ganha uma fortuna” e o blá blá blá de sempre, exatamente como interessa aos patrões.

Não caímos na armadilha oportunista armada na assembleia e não cairemos em outras como essa no decorrer da luta.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA

bottom of page