SINDICATO PRESSIONA E PRIMEIRA PARCELA DO ACORDO ENTRE PREFEITURA E EMPRESAS SERÁ LIBERADA

Sempre na busca de alcançar os melhores resultados e reduzir os danos impostos aos trabalhadores na ativa e para os demitidos, nesta quarta-feira, 13/04, representantes da Direção do SINTRATURB estiveram reunidos com o Prefeito Topázio, para tratar do acordo firmado entre o município e o consórcio Fenix para resolução dos créditos trabalhistas das empresas em RJ, mantendo o compromisso assumido pelo Prefeito licenciado.

O Secretário Michel assinou o empenho relativo a primeira parcela (R$ 3 Mi) do referido acordo, sendo que as duas próximas serão pagas nos meses de maio e junho.

As empresas assumiram o compromisso de repassar imediatamente os valores para os trabalhadores, tão logo o Juiz responsável aprove o procedimento que está sendo encaminhado e acompanhado pelos advogados do Sindicato e das empresas recuperandas. A intenção é resolver todos os trâmites burocráticos e que o repasse aos trabalhadores se resolva até amanhã, quinta-feira (14.04).

No caso das empresas que não estão em recuperação judicial como a Transol, o repasse será para antecipar as parcelas conforme o acordo aditivo que previa o pagamento das rescisões em 16 vezes.

ASSEMBLEIA DE CREDORES DA INSULAR/ESTRELA

Mediante o acordo firmado entre a Prefeitura e as empresas do consórcio, o Administrador Judicial que presidia a Assembleia, garantiu o encaminhamento para despacho junto ao Juiz responsável, ainda na tarde de hoje. Desta maneira a empresa deverá realizar o repasse imediatamente, já com a consideração da redução do deságio. Desta maneira fica garantido o repasse de 60% dos valores devidos aos trabalhadores (as empresas queriam pagar 40%) mesmo com a decisão de reconvocar nova assembleia em 30 dias.

CAMPANHA SALARIAL E COBRADORES

Na oportunidade, após as deliberações e encaminhamentos relativos ao acordo, foram tratados temas como a Campanha Salarial deste ano que pode ser antecipada e que será considerada a permanência dos postos de trabalho dos cobradores. Também se tratou do caso da prioridade de recontratação dos profissionais demitidos.

Outro ponto positivo é a possiblidade da participação do SINTRATURB e do SEST/SENAT em um programa da Prefeitura Municipal, o “FLORIPA + EMPREGO” que possibilitaria aos cobradores na ativa realizarem o curso para a CNH Profissional. Neste ponto o Sindicato buscará negociar para que o curso também atenda aos cobradores demitidos.

Mais uma vez o SINTRATURB demostra suas ações de forma clara e transparente, que através de lutas e negociações conseguiu reduzir o prejuízo imposto aos trabalhadores demitidos ou na ativa. O deságio que seria de 60% caiu para 40% e seguiremos tentado reduzir ainda mais essas perdas.

SINTRATURB, SINDICATO DE LUTA!