Trazemos aqui mais informações sobre nossa luta em defesa de nossos direitos, nesse caso, a defesa do pagamento das verbas trabalhistas a quem construiu e constrói o lucro das empresas.
Em 14/02, estivemos reunidos com os patrões das empresas Emflotur, Canasvieiras, Insular, Estrela e Transol, o Secretário de Mobilidade, o Procurador do Município e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
Expomos nossos posicionamentos, reafirmando a luta para receber 100% do que nos é devido, colocamos o verdadeiro drama que vive a categoria, especialmente quem foi demitido e nada recebeu até o momento.
Há dois anos temos sido compreensivos com a situação causada pela pandemia, contribuímos imensamente para tentar diminuir a crise do sistema e estamos dispostos a continuar negociando, mas, não aceitamos o confisco 60% do que é devido à categoria.
Por sua vez, os patrões insistem na crise de suas empresas e na impossibilidade de pagar mais do que estão propondo nas assembleias dos credores. Negam o calote e a coação para conseguirem procurações para advogados de sua confiança, com isso alterando as votações nessas assembleias.
O prefeito Gean Loureiro, reconhece a seriedade da Diretoria do Sindicato nas negociações e na compreensão do momento, o trabalho da categoria e a necessidade de pagar o máximo possível das verbas trabalhistas.
Ressaltou que tem responsabilidade com o dinheiro público e com a continuidade das empresas e do transporte da cidade, por isso, afirmou que existe a possibilidade do Poder Público auxiliar na solução desse impasse, inclusive com antecipação de recursos financeiros da Ação de Reequilíbrio Financeiro das Empresas (Que se encontra na fase final de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas) se for para pagarem suas dívidas trabalhistas, mesmo que não seja a totalidade.
Por fim, propôs a continuidade das reuniões e negociações e afirmou que está aguardando um levantamento do total das dívidas das empresas e levantando a capacidade da prefeitura em participar desse esforço, também trabalhando junto ao Poder Judiciário buscando acordos e agilidade em todos esses processos.
ASSEMBLEIA DE CREDORES FOI SUSPENSA E RECONVOCADA PARA ABRIL
A Assembleia de credores da Insular e Estrela que aconteceu ontem, 15/02, foi suspensa, como já ocorreu em todas as outras empresas, tendo sido agendada para dia 13 de abril.
Nos próximos dias o prefeito receberá, separadamente representantes das empresas e do Sindicato dos Trabalhadores, buscando uma composição que poderá ter a participação de recursos da prefeitura. O prazo final será no dia 07 de março, com a reunião final.
Nossa avaliação é que avançamos nesse debate e temos condições de DIMINUIR AS PERDAS com o calote. Poderemos não receber os 100% que nos devem, mas, jamais aceitaremos apenas 40%, como querem impor os patrões.
Por isso, apostamos mais no processo de negociação do que em soluções pela via judicial. Continuaremos atentos e informando a categoria. Firmes na luta e precisamos estar juntos em mais esse momento.
SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA
Commentaires