SINTRATURB + VEREADORES AFRÂNIO BOPPRÉ E GILBERTO GEMADA = DEFESA DOS EMPREGOS

De nada adianta não gostar de política, se negar a discutir política e achar que o sindicato não tem nada a ver com política. O sindicato não apoia partidos políticos, mas, faz parte da política. Se pergunte: quem faz as leis? Quem decide a economia e nossas vidas?

A resposta: os políticos, através da política.

É simples entender, porque a sociedade tem problemas e os grupos de pessoas tem interesses diferentes. Os problemas devem ser resolvidos e os diferentes interesses entram em disputa. As soluções surgem só por dois caminhos: 01 - Pelo diálogo, negociação e decisões civilizadas, ou seja, pela POLÍTICA; 02 - Pelo uso da força, ou seja, pela barbárie de uma GUERRA CIVIL, a estupides de derramamento de sangue, mortes e dor pra todos.

É através da política que poderemos resolver o problema de nossos empregos, da garantia da função de cobrador e qualidade do transporte para o povo. Entendam: greves são saídas políticas na briga de interesses com os patrões, alternativa seria a guerra, invadindo e destruindo as empresas.

A POLÍTICA NA CÂMARA DE VEREADORES

Como já publicamos, companheiro Afrânio (PSOL) tem projeto em defesa dos cobradores desde 2014; o companheiro Gilberto Gemada (PODEMOS), em 2021, apresentou um projeto no mesmo sentido. Por isso os convidamos para uma reunião, ocorrida na manhã do dia 08/09. Como sempre dissemos, precisamos unir forças e toda categoria em torno da defesa dos postos de trabalho.

A REUNIÃO COM OS VEREADORES AFRÂNIO E GEMADA

Os dois vereadores apresentaram rapidamente os projetos, colocaram sua opção de estarem ao lado dos trabalhadores, disposição de lutarem com o sindicato na defesa da categoria e de um transporte de qualidade para o povo. No debate e respondendo perguntas da diretoria, os dois vereadores explicaram como funciona a Câmara e os projetos de lei.

Nos próximos boletins, vamos dar detalhes dos debates, das falas e dos compromissos que os vereadores assumiram com a categoria e seu sindicato.

O importante nesse momento e informar a categoria do resultado prático da conversa.

“SOB O COMANDO DO SINDICATO NÓS ATUAREMOS”

Essa frase foi dita por um dos vereadores, significando que o interesse da categoria é o que manda, a defesa dos empregos é mais importante que diferenças políticas. Ficou claro que não teremos vitória sem trabalho conjunto dos vereadores e LUTA DA CATEGORIA.

Os vereadores farão a parte deles, que é articular com outros vereadores o apoio a um pedido de “urgência urgentíssima” para que a Câmara vote um projeto. Além disso, articularão reuniões internas e com o prefeito Gean Loureiro. Durante a reunião, os dois vereadores ligaram ao Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e já acordaram um procedimento.

A diretoria do sindicato faz a parte dela, sempre defendendo os postos de trabalho e os interesses da categoria. Agora mais do que nunca. Além de retomar todo o trabalho do sindicato, está atuando junto a políticos e às Câmaras de Vereadores da região, na defesa da categoria. Além de se colocar à disposição dos vereadores para o que precisarem e organizar a categoria pra lutar.

Agora chega a vez da categoria voltar a fazer sua parte, participando das assembleias e vindo pra luta. Lembrem que não é só a defesa dos postos de trabalho do cobrador, mas, também de mais segurança e menos exploração do motorista.

FINAL DA REUNIÃO – RUMO A VITÓRIA

Nosso objetivo é garantir dois trabalhadores por ônibus e melhorar o transporte para o povo. Nesse sentido, os dois vereadores aceitaram nosso convite e assumiram compromissos conjuntos para unir forças e buscar apoio de mais vereadores e da sociedade, conquistando a lei garantindo 02 trabalhadores por ônibus, como em São José e Blumenau.

Como já dito, nos próximos boletins publicaremos mais detalhes dessa histórica reunião, sobre as novidades que teremos e como o sindicato encaminhará esta luta.

ESSA ARTICULAÇÃO POLITICA JÁ COMEÇOU

Já participamos de reuniões e audiências públicas nas Câmaras de Vereadores de Florianópolis, São José, Palhoça e Santo Amaro. E não vamos ficar esperando. Procuraremos os vereadores de Biguaçu e continuamos buscando apoio nos legislativos que já estivemos. Essa reunião com os companheiros Afrânio e Gemada dá nova força para esse trabalho, que já fazemos há muitos anos. Manter cobradores/agentes de bordo garante empregos e, também, garante segurança, conforto, atendimento e menos demora no transporte para o povo que usa ônibus porque precisa.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA