SÁBADO, 08/08 TEM ASSEMBLEIA: EMPRESAS COGITAM DEMITIR ATÉ 35% DOS TRABALHADORES

Companheiros de trabalho, de luta por direitos e defesa da vida:

É vital a participação de toda categoria na assembleia que será realizada neste sábado, ás 09:30, no aterro da baía sul, no centro de Florianópolis.

Nesta quarta-feira, dia 05/08, estivemos em reunião com os representantes patronais em longa negociação, buscando estabelecer novos prazos para pagamento das dívidas que eles têm com a categoria, bases para a continuidade das relações de trabalho, manutenção de nossa Convenção Coletiva e empregos.

Vivemos a maior crise de nossa história e ela só se aprofunda. Estamos novamente paralisados e está terminando o prazo do último aditivo que assinamos no mês de Junho, quando estava voltando a operação do transporte, agora, novamente paralisada. Com isso estão destruindo o sistema de transporte, nossos direitos previstos na CCT e, principalmente, estão destruindo nossas vagas de empregos.

O poder público e os patrões já chegaram a cogitar a necessidade de demitir aproximadamente 35% da categoria, ou seja, aproximadamente 1.600 companheiros e companheiras. No país inteiro as empresas estão demitindo, mesmo onde não houve paralisação do transporte. A empresa Biguaçu é o maior exemplo do anseio patronal, além de demitir 160 companheiros, pediu a recuperação judicial para poder atacar ainda mais seus empregados e desrespeitar seus credores, aí incluídos os direitos trabalhistas. É o modelo estupidamente cruel para atacar quem construiu as riquezas dessa gente, por décadas.

Os patrões apresentaram propostas de retirada de vários itens de nossa CCT e diminuição de outros. A direção do sindicato está resistindo do jeito que pode, com ações judiciais e convocando a categoria pra lutar, porém, infelizmente uma grande parte da categoria parece não estar preocupada e não tem participado. Sabemos das dificuldades da companheirada, aliás, os diretores do sindicato estão na mesma situação que já beira o desespero, principalmente quem trabalha na metropolitana. Sabemos que muita gente está “correndo atrás de outras atividades para poder se sustentar”, principalmente através do trabalho precarizado, como UBER.

Sabemos que sem o transporte, tem companheiros com dificuldades financeiras para se deslocar. Sabemos que tem gente já desacreditada na luta e no próprio transporte.

Mas, perguntamos: onde encontramos empregos formais com os direitos e garantias que conquistamos no transporte? Onde tem um tíquete alimentação de bom valor? Jornada diminuída? E PL, anuênio? Entre outras questões fundamentais.

E não vamos defender isso? Nesse sábado (08/08) haverá assembleia e apresentaremos a proposta que recebemos dos patrões e colocaremos em votação. Mesmo com as medidas decretadas de proibições de aglomerações, conseguimos organizar eventos de luta com todos os cuidados, mostramos que é possível lutar com segurança, com medidas de preservação da saúde e normas sanitárias.

Sábado não será diferente!

Compareça, não deixe que decidam por você e não vale reclamar depois.

Sabemos que não estamos com as melhores condições de lutar, sabemos que não estamos lutando para aumentar direitos, mas sim, para diminuir as perdas de tudo isso. Mas, não podemos deixar de resistir, de garantir o máximo de nossas conquistas. A decisão será da categoria e acontecerá nesse sábado, às 09:30, no aterro/estacionamento do Centro de Florianópolis.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA!