TERMINAL CIDADE: FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES EFICAZES TORNAM PROBLEMAS RECORRENTES

A falta de políticas públicas nos níveis Municipal, Estadual e Federal agravam problemas sociais que levam à degradação de áreas urbanas.

Mais uma vez o Sintraturb provocou Poder Público para intervir no TERMINAL CIDADE DE FLORIANÓPOLIS, que na manhã segunda (20/11) contando com uma força tarefa, agiu no local que se encontra em uma situação deplorável e inaceitável.

O Sintraturb novamente encaminhou ofícios para Gerência de Transportes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, Empresas e Ministério Público, pedido que as soluções não sejam pontuais e ocasionais. Em agosto passado já havíamos cobrado a Prefeitura (confira aqui) que promoveu uma ação cosmética no local, lamentavelmente essa tem sido a postura dos poderes públicos ao longo dos últimos dez anos.

A decadência do local, inclusive tendo parte de sua infraestrutura comprometida, já se estende por uma década, agravou-se ao longo da pandemia com uma aumento de circulação de pessoas em situação de rua. O mau cheiro, a falta de segurança, a falta de higiene no local tem perturbado e colocado em risco a vida de quem é obrigado a trabalhar no local e imediações.

Trabalhadores e população, principalmente aqueles que utilizam o terminal, necessitam que o poder público não fique apenas em ações isoladas: Dar uma "lavada" de vez em quando no local, não resolve problemas tão sensíveis que necessitam de ações coordenadas em todos os níveis.

São necessárias ações correntes de limpeza, manutenção, segurança e principalmente, políticas eficazes para atendimento da população em situação de rua, com local adequado para acolhimento e orientação psicológica e profissional.

A direção do Sindicato cobra ações urgentes e contínuas, que permitam que os trabalhadores do transporte coletivo, demais trabalhadores e usuários possam trabalhar e circular com segurança no local.

SINTRATURB - SINDICATO DE LUTA!