top of page
Buscar
Foto do escritorRODÃOONLINE

CATARINENSE: ASSEMBLEIA DA CATEGORIA REJEITA PROPOSTA


No último dia 12/09, realizamos assembleia com a companheirada da empresa Catarinense, com grande participação da categoria.


Mesmo com a reunião acontecendo dentro da garagem e com chefias acompanhando, a esmagadora maioria dos trabalhadores REJEITOU  a proposta da empresa para renovar acordo.


Desde nossa chegada, os companheiros foram se reunindo e dizendo que não é possível continuar trabalhando como a empresa vem impondo, principalmente os motoristas, alguns, inclusive, cobrando da Diretoria do sindicato.


RESGATE HISTÓRICO

Iniciada a assembleia, fizemos um rápido histórico de tudo o que já fizemos, inclusive, quando fomos paralisar a empresa durante o Carnaval, em 2013, mas, os companheiros não acompanharam a posição do sindicato. Colocamos, também, que muitas vezes tivemos dificuldades em conversar na rodoviária. Por fim, fizemos comparações com o urbano, mostrando que o sindicato é o mesmo, que a Diretoria faz o mesmo trabalho, mas, a participação da companheirada não é a mesma. Por fim, apresentamos a proposta que empresa apresentou na última negociação ocorrida.


NOVOS TEMPOS, OUTRO MOMENTO

Vários companheiros se posicionaram dizendo que agora é outro momento, sendo necessário mobilização, porque as condições de trabalho estão muito ruins. Pelos motoristas foi dito que o número de horas trabalhadas é muito grande, que viajam e não recebem todas as horas, nem mesmo alimentação adequada, nem diárias e pernoite, o que tem previsão no atual ACT.


No caso do pessoal de escritório e manutenção também foram feitas reclamações, colocadas informações diferentes do que a empresa fala nas negociações e querem, principalmente, passar a receber tíquete alimentação, substituindo a refeição fornecida pela empresa no refeitório próprio.


Outra questão muito criticada é a existência do BANCO DE HORAS de 30 dias, que a categoria não aceita mais.


UMA HORA E MEIA DE PROVEITOSA CONVERSA

Foram tratadas de várias situações e deixamos claro que todo trabalhador é importante para o sindicato, porque a empresa NÃO DÁ EMPREGO prá ninguém, todos que trabalham é porque são necessários para o lucro dos patrões.


Após muito debate, foi colocada em votação a proposta patronal, que foi REJEITADA PELA ESMAGADORA MAIORIA, havendo apenas 05 votos favoráveis à aceitação. Em síntese, a empresa propôs 4% de aumento salarial e 10% no tíquete alimentação de quem o recebe, além de manter todas as demais cláusulas.


RETOMAR AS NEGOCIAÇÕES E A LUTA CONTINUA

Após o resultado da votação, foi decidido, ainda, que o sindicato comunicará a decisão para a empresa, reafirmará a Pauta de Reivindicações apresentada e concederá 05 dias úteis para uma resposta dos patrões.


NEGOCIAÇÃO JÁ TEM NOVA DATA

No mesmo dia foi feito o comunicado para a Administração da empresa.


Logo em seguida, a empresa retornou e propôs retomar as negociações no próximo dia 16/09, às 10 hs, o que já demonstra o acerto da decisão da companheirada.


Assim que realizarmos a negociação, o sindicato fará novo boletim informativo para os trabalhadores e definiremos os encaminhamentos da campanha salarial.

 

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page