COMPANHEIROS DE TRABALHO, DE LUTA POR DIREITOS E EM DEFESA DA VIDA

Mais uma vez, a diretoria do sindicato informa e orienta a categoria, além de prestar contas, como sempre fizemos. E nossas prestações de contas nunca foram só patrimoniais e financeiras, mas, também, prestamos contas administrativas e políticas. Durante a pandemia ficamos muitos meses impedidos de realizar reuniões, assembleias e de distribuir material informativo de mão-em-mão. Mesmo assim, realizamos algumas assembleias e manifestações. Com a alteração dos Decretos dos governos, estamos retomando algumas atividades, agora liberadas.

Vamos tentando “voltar à normalidade sem esquecer que ainda estamos na pandemia”.

ADMINISTRAÇÃO E COTIDIANO DO SINDICATO

Várias mudanças ocorreram e estamos informando a categoria.

ATENDIMENTO – SEDE ADMINISTRATIVA

Voltamos a contar com uma pessoa na recepção do sindicato. Para isso, foi alterado o contrato da companheira Katyesca Padilha, que era contratada apenas para fazer homologações e viveu com a gente toda a tristeza das centenas de demissões promovidas pelos patrões e, agora, passa a fazer o atendimento geral no sindicato.

Com apenas uma pessoa e, ainda, a existência de algumas restrições, o horário de atendimento está estabelecido das 09:00 até às 16:30 h, sem fechar para intervalo de almoço, com sete horas de atendimento ininterrupto. Nas sextas-feiras o atendimento será maior, conforme a seguir.

ASSEIO/CUIDADO - Também acertamos com a companheira Leila Marcia, para fazer limpeza e desinfecção da sede uma vez por semana, nas quintas-feiras, com manutenção feita pelos liberados, garantindo um local seguro para atendimento, especialmente nas sextas-feiras.

JURDICO

Estamos retomando o atendimento jurídico presencial, sem deixar de fazer atendimento pela internet. Nas sextas-feiras, o horário será estendido, com atendimento jurídico pela manhã e tarde, até às 17:30 h, com horário marcado através do telefone no 3286-5300.

Caso seja necessário, estenderemos a agenda.

Em razão do calote patronal através das Recuperações Judiciais e não pagamento dos acordos que assinaram, estamos garantindo atendimento jurídico trabalhista para todos os companheiros, sócios ou não, especialmente aos que foram demitidos e credores nas RJs.

SEDE SOCIAL – STO. AMARO

Mesmo com autorizações dos governos, aguardamos um tempo prá liberar a sede social, porque os Decretos poderiam voltar atrás e criar problemas com agendas já marcadas. Na próxima semana divulgaremos os detalhes sobre o funcionamento da sede e a possibilidade dos sócios voltarem a utilizar aquele maravilhoso espaço de convivência.

DIRETORES LIBERADOS

Na nova CCT, voltamos a garantir que as empresas paguem a remuneração dos dirigentes liberados. Como era até 2014, são CINCO DIRETORES, mas, apenas UM POR EMPRESA. Para cumprir a CCT e continuar a RENOVAÇÃO NA DIRETORIA, tivemos que fazer alterações nas liberações. Também, para retomar as atividades nos terminais e reuniões por empresas.

Eram três liberados da empresa Transol, então, tivemos que escolher apenas um deles. Democraticamente debatemos a situação e houve uma votação interna entre os companheiros Edmo (Chico), Antônio e Anderson (Maninho).

Na votação a maioria da diretoria optou pelo companheiro Maninho, por ser um companheiro que está no PRIMEIRO MANDATO e representa a renovação da direção, considerando que o companheiro Chico já está aposentado e comunicou a Diretoria que não tem interesse em permanecer no sindicato. Já o companheiro Antônio, concordou com a decisão e mesmo sem a liberação, continua fazendo a organização da contabilidade do sindicato.

Na primeira votação, também tinha ficado liberado o companheiro Geraldo Magela, da Insular, que depois também comunicou sua vontade de não permanecer mais no sindicato e nesse grupo de direção. Respeitando a vontade individual do companheiro de não fazer mais parte do grupo, a Diretoria o substituiu.

Portanto, um fato natural e que sempre aconteceu em todas as diretorias do sindicato, onde tranquila e democraticamente se decide sobre questões internas e liberações. Assim, hoje temos liberados no sindicato cinco dirigentes: a companheira FABIANA, cobradora da Canasvieiras; os companheiros ELIZANDRO, cobrador da Imperatriz; MANINHO, motorista da Transol; DEONISIO, motorista da Jotur; e ALEX, motorista da Biguaçú.

É importante registrar que há muitos anos não tínhamos uma companheira mulher na diretoria e liberada no sindicato. Isso é importante na valorização das mulheres e seu espaço na sociedade. Outro fator importante é termos TRES novos diretores como liberados, todos na primeira gestão. Isso significa o compromisso com renovação da diretoria para a continuidade de nossa luta, ainda mais difícil e tendo que reverter perdas da pandemia.

SINTRATURB SINDICATO DE LUTA!