top of page
Buscar
  • Foto do escritorRODÃOONLINE

DEFENDER PRESENÇA DOS COBRADORES É DEFENDER TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE A QUEM PRECISA


Você sabia que nosso sindicato já foi só de motoristas e cobradores? E que se chamava SINDIMOC? Você sabia que conquistamos JORNADA REDUZIDA em 1997 e só consolidamos a redução em 1998? Que foram anos de esforço para unificar toda a categoria e garantir a representação de todos? E que foram anos para garantir Tíquete Alimentação para todos?


A gente poderia continuar a fazer inúmeras outras perguntas sobre nossa história e direitos. Por exemplo: você sabe por quê e como conquistamos a PL?

Pois é!


A resposta de qualquer pergunta sobre nossa CCT, sempre terá duas palavras: LUTA e SINTRATURB. Por isso nosso lema é: SINTRATURB, SINDICATO DE LUTAS. E nossas lutas sempre tiveram uma fórmula: ORGANIZAÇÃO + DIÁLOGO + FORÇA/PARAR O TRABALHO = CONQUISTAS.


Patrões e seus políticos só atendem os trabalhadores se estivermos unidos, esclarecidos e atuantes. O nome disso é ORGANIZAÇÃO.


Organizados e com nossas reivindicações, buscamos patrões e Poder Público para o DIÁLOGO sobre nossos direitos.


Se o patrão e o Poder Público não nos respeitam, usamos a FORÇA da organização e entramos em LUTA, com manifestações, paralisações e greves, as nossas ÚNICAS ARMAS.


Em 2020, numa situação que ninguém imaginava, ficamos sem poder nos reunir, ficamos separados, desunidos, SEM NOSSA ÚNICA ARMA. Os patrões se aproveitaram disso, se oportunizaram da doença e da ameaça da morte para garantirem suas empresas, seu negócio. Para terem ainda mais lucro no futuro, demitiram centenas de trabalhadores e atacam a profissão de cobrador, tudo com absoluta conivência de “seus políticos”.

NUNCA DESISTIMOS. SÓ ESTÁVAMOS DE MÃOS AMARRADAS

Desde as demissões e a Recuperação Judicial da Biguaçu, passamos a negociar numa situação de chantagens e ameaças de que todas empresas fariam o mesmo. Sem poder reunir a categoria para explicar e enfrentar, tentamos evitar mais empresas em RJ (Recuperação Judicial).


O parcelamento do valor das rescisões foi a única saída para a companheirada sacar o FGTS, receber o SEGURO DESEMPREGO e começar a receber os valores da RESCISÃO. Mesmo assim, os patrões golpistas NÃO CUMPRIRAM os acordos e deram o CALOTE DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL em 06 das 09 empresas do sistema.

Mesmo descumprindo parte dos decretos e leis, chamamos a luta, deflagramos greve, fizemos assembleias, caminhadas e manifestações. Só por isso, temos mais um companheiro respondendo processo-crime contra o sindicato. O retorno do transporte quase nada resolveu. Baixa demanda e arrecadação do sistema, grande parte da categoria em casa e quem trabalhava ameaçado.

Mantivemos as “brasas da luta acesas” e agora chega o momento de “acender as chamas” da vontade de lutar, de enfrentar o patrão golpista e ganancioso, como sempre fizemos em toda nossa história.

ESTABILIDADE NO EMPREGO E TRANQUILIDADE PRÁ LUTAR

Tivemos perdas sim, desde ficar sem reajuste salarial, manter algumas cláusulas sem efeito na CCT, até admitir a possibilidade de motoristas realizarem a dupla função de dirigir e cobrar. Mas, não fomos derrotados. Toda nossa CCT foi mantida e com uma conquista muito importante: A ESTABILIDADE NOMINAL NO EMPREGO para motoristas e cobradores, tempo que deveremos APROVEITAR PARA LUTAR, reverter as perdas e manter todos os postos de trabalho no transporte da nossa região.


A estabilidade de cada um é uma conquista histórica, mas, só tem sentido se a gente UTILIZAR A ESTABILIDADE PRA LUTAR. Na próxima semana vamos iniciar uma campanha pública para enfrentar os patrões e lutar pela manutenção dos postos de trabalho dos cobradores/agentes de bordo, chamando a categoria para se organizar e lutar pelos empregos, por direitos e por um transporte de mais qualidade.

Queremos conversar e ouvir cada companheiro sobre isso!

UM CONVITE AOS VEREADORES GILBERTO GEMADA E AFRÂNIO BOPPRÉ, EM DEFESA DO TRANSPORTE E EMPREGOS

De nada adianta não gostar de política, dizer que não discute política e que o sindicato não tem nada a ver com política. O sindicato não apoia partidos políticos, mas, tem tudo a ver com as atitudes políticas.


Quem faz as leis? Quem decide a vida da sociedade? Os políticos, através da política.

É simples entender, porque a sociedade tem problemas e diferentes interesses. Os problemas e diferenças de interesses exigem uma solução. Essa solução só acontece por dois caminhos:


01 - pelo diálogo, negociação e decisões civilizadas, ou seja, pela POLÍTICA;


02 - pelo uso da força, ou seja, pela barbárie de uma GUERRA CIVIL.


É através da política que poderemos resolver o problema de nossos empregos, da garantia da função de cobrador e qualidade do transporte para o povo. O companheiro Afrânio, vereador do PSOL, apresentou um projeto defendendo o trabalho dos cobradores em 2014; o companheiro Gilberto Gemada, vereador do PODEMOS, também apresentou um projeto de lei no mesmo sentido, agora em 2021.

A Diretoria do sindicato entende que precisamos unir forças e toda categoria em torno da defesa desses projetos. Somente com ampla unidade e apoio aos projetos destes companheiros, teremos chances de atingir nosso objetivo. Queremos ouvir os dois vereadores e debater uma estratégia dentro da câmara e de luta social na cidade.

Por isso, convidamos os dois companheiros para uma reunião conjunta. Precisamos conhecer melhor os projetos e a estratégia de cada um para aprová-los. Precisamos apoiar ativamente o trabalho dos vereadores. Nosso objetivo é garantir dois trabalhadores por ônibus e melhorar o transporte para o povo. Nesse sentido, esperamos que os dois vereadores aceitem nosso convite para unir forças e buscar apoio de mais vereadores e da sociedade, conquistando uma lei que garanta 02 trabalhadores por ônibus, como já temos em São José e Blumenau.

ESSA ARTICULAÇÃO POLITICA JÁ COMEÇOU

Já participamos de reuniões e audiências públicas nas Câmaras de Vereadores de Florianópolis, São José, Palhoça e Santo Amaro. E não vamos ficar esperando. Procuraremos os vereadores de Biguaçu e continuamos buscando apoio nos legislativos que já estivemos.


Essa reunião com os companheiros Afrânio e Gemada pode dar nova força para esse trabalho, que já fazemos há muitos anos. Manter cobradores/agentes de bordo garante empregos e, também, garante segurança, conforto, atendimento e menos demora no transporte para o povo que usa ônibus porque precisa.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page