DIRETORIA SE REÚNE COM O NOVO PREFEITO DE FLORIANÓPOLIS

Nesta segunda-feira, dia 02 de maio, a Diretoria/Assessoria reuniu-se com o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, também com a presença do Secretário de Mobilidade, Michel Mittmann.

Na véspera da próxima negociação com os patrões, que será amanhã, às 14 h, no SEST/SENAT, fomos apresentar e fundamentar as nossas reivindicações para a próxima CCT, além de defender a presença de um representante da prefeitura nas negociações.

Mostramos que estamos desde maio/2019 sem AUMENTO NOS SALÁRIOS E TÍQUETES AIMENTAÇÃO, além de resgatar o que está suspenso, como o pagamento da PL e outros benefícios. Além de todos os sacrifícios que fizemos diante da crise do transporte, no entanto, sofremos golpes e ataques dos patrões, que se aproveitaram desse momento.

Abordamos também a questão dos cobradores, que defendemos passarem a ser AGENTES DE BORDO, colocando os argumentos que sempre defendemos, como: a questão do atendimento à população, de idosos e portadores de dificuldades de locomoção, a segurança, principalmente das crianças estudantes e das mulheres, o tempo das viagens com que os ônibus parados para motoristas cobrarem/devolverem o troco aos passageiros pagantes, entre outros argumentos que exigem a presença de DOIS TRABALHADORES

.

Por fim, destacamos situação de todo o sistema de transporte e mobilidade da cidade, que precisa ser debatido com o PLANO DIRETOR e onde o transporte público em que ser destacado e inserido, como já tínhamos colocado na reunião do Conselho Municipal na semana passada.

O QUE DISSE O PREFEITO TOPÁZIO

Ele afirmou que praticamente nenhum trabalhador está tendo aumento de salários, que tem grande preocupação com o valor das tarifas pagas pelos usuários, mas, que sabe que a categoria precisa ser bem remunerada.

Com relação a questão dos cobradores, disse ser simpático a essa ideia do AGENTE DE BORDO e que vai verificar pessoalmente as planilhas de cálculo tarifário, sendo que as questões que apresentamos serão consideradas, citando o exemplo das APAEs, onde as linhas que atendem essas escolas especiais não podem ter somente o motorista.

NOSSA RESPOSTA

Respondemos que outras categorias tiveram aumentos e que a alimentação, aluguel, remédios, gás e energia elétrica continuam aumentando, inclusive a própria prefeitura aumentou o valor do IPTU e das taxas de recolhimento de lixo e de iluminação pública.

Por fim, colocamos a questão de que o prefeito da Capital deve exercer seu papel de liderança regional e cobrar dos demais prefeitos, e Câmaras Municipais, da região, que assumam responsabilidades com o transporte em seus municípios e que possamos estabelecer um debate sobre todo o sistema de transporte da região e garantir os direitos de nossa categoria e de toda a população.

Então, o prefeito disse que o Secretário Michel Mittmann é o seu representante direto para acompanhar as negociações e receber as reivindicações do sindicato, que seu governo estará aberto ao debate com o sindicato, inclusive com sua presença sempre que necessário.

MAIS RECURSOS PARA AS DÍVIDAS TRABALHISTAS - RJs

Claro que aproveitamos a reunião para insistir na questão das RJs e na possibilidade de novos recursos do Poder Público para pagamento das dívidas trabalhistas com todos nós.

O prefeito respondeu que se aprofundou nessa questão a partir da a atuação e pressão do SINTRATURB para que a prefeitura garantisse o pagamento do total das dívidas trabalhistas. Afirmou que foi feito grande esforço e alterações no atual orçamento do município para chegar nos repasses que permitiram as empresas pagarem 60% da dívida, mesmo onde já estava judicialmente estabelecido o pagamento de apenas 40%.

Disse, ainda, que não há possibilidade de mais um repasse de recursos para empresas, uma vez que está no limite das dotações orçamentárias e que existem, também, questões legais que o impedem de ir além.

De nossa parte, reafirmamos o compromisso com os demitidos e que insistiremos nos RECURSOS JUDICIAIS e na pressão da luta para que possamos receber nossos direitos.

Sempre é bom lembrar que a Justiça é muito lenta e as leis beneficiam as empresas, mas, um julgamento a nosso favor nos RECURSO JUDICIAIS, poderá trazer muitos problemas e insegurança jurídica para as empresas no futuro. Isso não será problema nosso e insistiremos nessa direção nos processos judiciais das RJs.

AMANHÃ TEM NOVA NEGOCIAÇÃO, 14 h, no SEST/SENAT

Nesse dia 03 de maio, a partir das 14 h, teremos a continuidade da negociação com os patrões para debater as reivindicações aprovadas pela categoria em assembleia. É o momento da retomada de nossas lutas para trazer de volta o pagamento de direitos suspensos e buscar a RECOMPOSIÇÃO de salários, tíquetes alimentação e outros benefícios.

Convidamos a todos os companheiros trabalhadores do sistema e que possam comparecer, a estarem presentes, demonstrando aos patrões que a categoria está unida e lutará para voltarmos a ter a íntegra de nossa CCT, principalmente pela reposição da remuneração e a garantia de nossos postos de trabalho.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA