ESPECIAL JOTUR: PARA TRABALHADORES NA ATIVA E DEMITIDOS

COMPANHEIROS DE TRABALHO E LUTA!

Mais uma vez a diretoria do SINTRATURB publica informações e orientações para a categoria, atendendo as necessidades de quem está trabalhando e de quem foi demitido, sócios, ou não, do sindicato. Mente quem diz que o sindicato abandonou a categoria.

O presente “boletim informativo” é dirigido aos companheiros trabalhadores e demitidos da empresa JOTUR, mas, é de interesse toda categoria.

MAIS UMA AÇÃO JUDICIAL CONTRA A JOTUR

Há mais de 10 anos o sindicato move ações contra a empresa Jotur, na cobrança por atraso em pagamentos diretos, por descumprimento da CCT e pela falta de depósitos nas contas vinculadas do FGTS. Já foram centenas de ações individuais e dezenas de ações coletivas. Portanto, em relação a falta de depósitos do FGTS, o sindicato já tem várias ações em favor de toda a categoria.

Agora, ingressamos com mais uma ação judicial em defesa de toda companheirada, além de apresentar e responder denúncias contra a empresa no MPT – Ministério Público do Trabalho. Nessa ação judicial, estamos cobrando da empresa todos os valores que estão com pagamentos atrasados, tanto a remuneração de quem está trabalhando, quanto as parcelas rescisórias de quem foi demitido. Além disso, nessa ação, cobramos as multas previstas nos Arts. 467 e 477 da CLT em defesa dos trabalhadores que tenham direito.

No caso de atraso no pagamento das parcelas aos demitidos, cabe a cobrança não apenas das parcelas vencidas, mas, de TODA A DÍVIDA, ou seja, das parcelas a vencer também.

CUIDADO COM OS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO!

Não são apenas os patrões, tem mais gente tentando se aproveitar da pandemia e da necessidade de muitos companheiros. Especialmente em grupos de WhatsApp, tem de tudo. Desde oferta de serviços, até empréstimos financeiros, financiamentos etc.

Aí inclui-se advogados fazendo “captação de clientes” fora dos padrões éticos estabelecidos pela OAB e com cobrança de honorários contratuais que a companheirada pode evitar. Na difícil situação da categoria, toda economia possível é bemvinda.

Repetimos: são desnecessárias outras ações, porque o sindicato TEM AÇÕES JUDICIAIS COBRANDO TUDO QUE A EMPRESA DEVE aos empregados e aos demitidos, sócios ou não do sindicato.

COM RESPONSABILIDADE, RETOMAR NOSSAS LUTAS!

Por um ano e meio estamos vivendo situações que nunca imaginamos e com as “mãos amarradas” na luta conjunta da categoria. Mesmo com tanto trabalho, manifestações de rua, assembleias e muito enfrentamento judicial, tivemos perdas de direitos, em especial vagas de trabalho, especialmente de cobradores.

Todos vemos que a situação do transporte ainda é muito diferente do que era. Mas, a conta dessa crise não pode ser paga apenas pelos trabalhadores e usuários do transporte. Os patrões, continuam com suas empresas e seu patrimônio pessoal. E ainda, grande parte dos patrões recorreram à justiça para dar calote no que nos devem.

E nós?

É hora de retomar nossos instrumentos de luta, que estávamos impossibilitados de usar em razão de tudo o que aconteceu, principalmente a paralisação do transporte por ordem do Poder Público e o difícil retorno da operação, com baixa demanda de usuários.

Além de continuar com todo o enfrentamento na justiça, vamos retomar o enfrentamento direto com os patrões. Mesmo entendendo a crise, o seu preço não pode ficar apenas nas nossas costas: À LUTA COMPANHEIROS.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA!