FALTA DE TROCO E EVASÃO
- WilFran Canaris
- há 3 dias
- 3 min de leitura

Na Campanha Salarial de 2025 buscamos solução para duas questões que prejudicam muito os trabalhadores: falta de troco e os passageiros que dão “godó”
Na Campanha deste ano, além das questões financeiras, a negociação liderada pelo sindicato blindou os trabalhadores em cláusulas sociais importantes, muitas vezes ignoradas pelo setor patronal:
·Saúde: As empresas assumirão integralmente os custos do Exame Toxicológico e cobrirão aumentos do plano de saúde até o teto de 10%.
·Dignidade: Fim do "duplo contrato" de 3h, garantia de uniformes novos a cada semestre e pagamento integral do adicional noturno sobre horas extras.
·Segurança: Em casos de assalto, além do suporte jurídico, ficou garantida a não cobrança dos valores roubados do trabalhador.
MAS DOIS PONTOS CAUSAM PREJUÍZO REAL:
·Problema do Troco: Falta muito troco (moedas), especialmente no verão. As empresas não dão dinheiro suficiente para os motoristas. O próprio sindicato chegou a distribuir R$ 20.000,00 em moedas para tentar ajudar.
·Problema da Evasão: Muitos passageiros não pagam a passagem. O problema é que, em horários de pico, como existem vários assentos antes da catraca, inúmeras pessoas ficam ali e isso torna "quase impossível" para o motorista saber quem pagou. No fim, muitos motoristas acabam tendo que cobrir esse prejuízo do próprio bolso.
Para resolver os problemas, a prefeitura e as empresas (operadoras do sistema) anunciaram duas medidas, prometendo implementá-las
até o fim do ano:
1. Avanço da Catraca:
A catraca será colocada mais para frente no ônibus. Assim, todos os assentos ficarão após o ponto de pagamento (virando assentos prioritários) e facilitará o embarque.
2. Fim do Pagamento em Dinheiro:
Não será mais permitido pagar a passagem com dinheiro dentro do ônibus.
Essas mudanças estão sendo analisadas pelo Ministério Público, e a prefeitura e as empresas precisam responder à Justiça sobre a sua aplicação e os resultados.

Atenção: A gratificação que o motorista recebe por "Trabalhar Sozinho" é uma conquista importante e está garantida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) — o "Livrinho" de regras.
Conquista Estratégica
Há três anos, por conta de investir em formação e assessorias capacitadas, o Sintraturb garantiu que a gratificação fosse chamada de "Benefício de Dirigir Sozinho" (Cláusula 59). Ela não está ligada apenas a "dirigir e cobrar".
A Luta Continua
O sindicato alerta: esse benefício não foi um "presente" do patrão. Para mantê-lo, mesmo com o fim do pagamento em dinheiro, é preciso que a categoria esteja unida e mobilizada, junto com a liderança sindical.
SINDICATO FORTE É ESSENCIAL

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é o contrato de trabalho que garante seus direitos como o tíquete alimentação/refeição, que não são obrigação por lei). O nosso tíquete é fruto de uma grande greve (1997) e outra mobilização (2008) ampliou esse direito para os trabalhadores das garagens e escritórios.
A CCT vale por 12 meses e precisa ser negociada todo ano, em maio (a "data base").
Antes de 2017, uma “sumula” (texto curto de caráter jurídico) garantia que os direitos antigos valessem até a nova CCT ser assinada. Com a reforma trabalhista de Michel Temer e seus aliados a justiça passou a desconsiderar sua aplicação.
Risco Real: Hoje, se a CCT vencer e um novo acordo não for assinado, os patrões podem retirar qualquer direito ou benefício se quiserem. É justamente por isso que todo ano realizamos uma assembleia para tirada da “pauta de reivindicações” que define quais são as prioridades da categoria para negociar para a próxima CCT. É por isso que insistimos na participação de todos na assembleia.
É por isso que precisamos de um sindicato forte!
Quem lutou pelos seus direitos? Férias remuneradas, Vale-refeição,
Piso Salarial... Foi o sindicato, não o Papai Noel!
Por que o patrão teme um sindicato forte?
Porque um sindicato forte defende o trabalhador de verdade, e isso incomoda.
Tente negociar sozinho: Tente pedir aumento ou estabilidade por conta própria... Vai sair com um "não" e, no máximo, um cafezinho e um tapinha nas costas
Se você valoriza seus direitos, valorize quem luta por eles: os dirigentes sindicais, advogados e assessores. E, principalmente PARTICIPE!
O Sintraturb convoca todos os trabalhadores: 2026 vem ai! Filie-se, contribua e participe! Só com unidade e mobilização da categoria é possível lutar por melhores condições e salários. A Campanha Salarial é anual, e um sindicato forte é vital para manter e aumentar as conquistas.
SINTRATURB - SINDICATO DE LUTAS






Comentários