MAIS UMA RODADA COM PERDA DE TEMPO, QUE RECUPERAREMOS COM LUTA

Como sempre, findada uma negociação, sempre informamos a íntegra dos acontecimentos do auditório do SEST/SENAT. Logo ao chegarmos à mesa percebemos que nada aconteceria, já que não estava presente nenhum dos patrões que tem representado seu setor, presentes apenas um Executivo Setuf/Metropolis e um advogado, que foi apresentado como o novo assessor jurídico do setor patronal. Iniciada a reunião e com a palavra os representantes patronais, iniciaram a velha e conhecida “ladainha”.

Primeiro o assessor jurídico, se colocando como um iniciante nessa mesa, que precisava “se ambientar e conhecer nossas reivindicações”, por isso solicitou a nossa advogada, Dra Carolina, o envio de documentos etc. Completou dizendo que assim que “concluir os estudos” enviará resposta escrita ao conjunto das reivindicações.

Na sequência os dois representantes se intercalaram em fazer a “não menos velha choradeira” da quantidade de itens da nossa Pauta e, principalmente, das dificuldades financeiras das empresas, que dependem do Poder Público definir valores de tarifas, principalmente na intermunicipal, onde estiveram reunidos na ARESC (Agência Reguladora SC) para discutir um “aditivo ao atual contrato, já que não estão incluídos nas tarifas os valores do tíquete alimentação, nem do “prêmio” aos motoristas que trabalham sozinhos, entre outras questões difíceis de acreditarmos. Acrescentaram que na metropolitana, na melhor das hipóteses, terão resposta sobre os índices tarifários em 90 dias, mas, estão se esforçando para abreviar esse tempo.

Em Florianópolis, dependem do Prefeito autorizar o pagamento do 4,83% em uma única vez, já que ele havia proposto em duas parcelas, o que rejeitamos na assembleia do ano passado. Em relação a metropolitana, dependem da autorização da ARESC, como já explicado.

Ou seja: concretamente NADA.

E concluíram repetindo o pedido de SUSPENSÃO DA NEGOCIAÇÃO, pelo menos por uma semana, para tentarem concluir essas negociações.

NOSSA RESPOSTA CURTA E DIRETA

Colocamos que esta enrolação toda é um desrespeito à categoria. Que esta Pauta é mais que conhecida deles, uma vez que a apresentamos seguidamente há, pelo menos, 03 anos, sendo que neste ano, apresentamos há quase dois meses, portanto, não se justifica nem um minuto a mais de tempo para “estudos”.

Por outro lado, a ARESC foi criada no primeiro ano do governo passado. Portanto, já existe há 04 anos e eles já tiveram muito tempo para resolver o que entra no valor das tarifas. Além do que, para discutir nosso merecido aumento salarial as empresas dependem de autorização da ARESC, mas, para uma empresa comprar a outra tem dinheiro e não precisa de autorização de ninguém.

Repetimos que não aceitamos suspender as negociações e que levaremos esse desrespeito todo para a avaliação da categoria em assembleia, que poderá tomar uma decisão que “os ajude a encontrar soluções mais rapidamente”.

CONCLUSÃO DA NOVELA JÁ

Companheiros, nós é que vamos ter que “apresentar os prazos” a estes exploradores. Por isso estamos chamando ASSEMBLEIA GERAL para a próxima semana, no dia 16/maio, quinta-feira, quando definiremos o que fazer. Se tiver proposta patronal avaliaremos. Em caso de não haver proposta patronal, a Direção do sindicato propõe que a assembleia DECIDA PELO ESTADO DE GREVE.

Em nossa avaliação é o tempo mais que suficiente para que patrões e Poder Público apresentem algo positivo para a categoria, bem como, é tempo suficiente para a gente debater nos locais de trabalho os rumos de nosso movimento e organizar a MAIOR ASSEMBLEIA DOS ÚLTIMOS ANOS, demonstrando toda nossa força e vontade de lutar, por nossos direitos e pela UNIDADE DE TODA A CATEGORIA.

SOLIDARIEDADE AOS IRMÃOS DO RIO GRANDE DO SUL

Por fim, expressamos toda nossa tristeza e solidariedade ao povo riograndense, que sofre profundamente nesse momento uma situação que, infelizmente, nós catarinenses já vivenciamos algumas vezes também.

Como já existem inúmeros postos de coleta de DOAÇÕES em toda nossa região, orientamos e pedimos a toda companheirada que procure o mais perto de sua casa e faça alguma contribuição, especialmente de ÁGUA MINERAL, que é o maior pedido que está sendo feito pela Defesa Civil daquele Estado. Um pouquinho de cada um, formará uma grande quantidade de produtos e, principalmente, de solidariedade e sentimento humano.

SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA E SOLIDARIEDADE