PARALISAÇÃO RELÂMPAGO CHAMA ATENÇÃO PARA A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES NO TRANSPORTE COLETIVO

Na madrugada desta terça, 10 de maio, os serviços de transporte coletivo da Grande Florianópolis foram parcialmente interrompidos por algumas horas.

A Direção do SINTRATURB aponta a grave situação dos trabalhadores que amargam três anos sem reajuste algum nos salários e vales-alimentação. Calcula-se que as perdas no período possam chegar à mais de 20%, pois consideram apenas o índice oficial da inflação. Outros índices como o IPCA, que incide sobre aluguéis, chegou a 25% em 2021.

Além dos trabalhadores na ativa a situação dos milhares demitidos na pandemia é dramática: Amparados pela lei que permite RECUPERAÇÕES JUDICIAIS modificada pelo atual Governo Federal em 2021, os patrões NÃO PAGAM OS DIREITOS TRABALHISTAS DEVIDOS, impondo perdas (o conhecido calote) entre 40% e 50% sobre o saldo devedor, que pode ser pago em até 12 vezes. Antes da modificação a Lei permitia deságio apenas para credores tais como bancos e fornecedores de insumos.

DATA BASE VENCIDA E SEM AVANÇOS NAS NEGOCIAÇÕES

O sindicato patronal recebeu a pauta de reivindicações dos trabalhadores há mais de 40 dias e sequer conseguiu constituir uma mesa de negociação. Todavia optou pelo ataque: Patrões querem dividir a categoria, colocando de um lado os trabalhadores da intermunicipal e de outro os das empresas municipais.

Querem dois tipos de negociação e isso jamais será aceito, vamos à luta!