
Companheiros do Transporte Coletivo: Tem gente que insiste em dizer que não estamos fazendo nada, mas, continuamos nosso TRABALHO DIÁRIO. Só nessa semana tivemos: assembleia de credores da RJ da Estrela/Insular; 02 reuniões com representantes da Secretaria de Mobilidade e do Gabinete do Prefeito de Florianópolis; NEGOCIAÇÃO com os patrões. Também estivemos em alguns terminais.
Isso tudo com um Diretor na recepção do sindicato, porque nossa funcionária está afastada com Covid e a Diretora Fabiana em casa, aguardando resultado do teste/Covid.
INFORMES
01 - Ocorreu ASSEMBLEIA DE CREDORES da Estrela/Insular.
Mais uma vez PERDEMOS a votação, porque companheiros da categoria assinaram procurações para os advogados dos patrões, mas de acordo com algumas autointituladas “lideranças” a culpa é do sindicato, pode?
Tinham 417 procurações/votos da empresa e 384 procurações/votos com o sindicato.
Nosso advogado, protestou e VOTOU CONTRA o Plano de Recuperação de pagar 60% de nossos direitos, porque sempre defendemos 100% dos direitos.
02 – Reunião com a Prefeitura de Florianópolis.
Na terça-feira, dia 17, tivemos reunião com o Secretário de Mobilidade de Florianópolis. Ele disse que precisava de uma proposta nossa pra ser estudada e marcou nova reunião, que aconteceu nessa quinta-feira (19), pela manhã.
O QUE ELES DISSERAM
Repetiram que a prefeitura já colocou muito dinheiro nas empresas. O Prefeito Topázio já tinha dito que “nenhum trabalhador está tendo aumento”. Disseram ainda, que vários estudos estão sendo feitos e no futuro poderemos ter mais ganhos pra categoria.
O QUE NÓS DISSEMOS
Que tudo aumentou muito, inclusive a prefeitura aumentou o IPTU, então não podem questionar nosso reajuste e estamos há TRES ANOS SEM REAJUSTE, mas, sofrendo aumentos no preço do gás, da água, da energia elétrica e dos combustíveis e, por isso, nossa exigência é a reposição dessas perdas!
Sugerimos uma antecipação imediata do INPC (12.13%), no próximo salário e continuamos a negociar o restante das perdas e de nossa Pauta.
Ficou agendada nova reunião na próxima quinta-feira, dia 26.
NEGOCIAÇÃO COM OS PATRÕES
Ainda na quinta, na parte da tarde nos reunimos com os patrões.
O QUE DISSERAM
A lenga-lenga é a mesma: as empresas ainda não se recuperaram e dependem das prefeituras e do governo do Estado.
Insistem na negociação separada da metropolitana e da municipal Florianópolis.
Disseram que tem proposta da municipal, mas, não iam apresentar por causa da reunião com o prefeito de Florianópolis, que não foi boa e vão ter outra na próxima semana.
Não admitem nem conversar sobre a PL, dizendo que eles nem podem pagar porque estão em RJ e sem lucros. E disseram que a categoria fala aos fiscais que abre mão da PL.
Mantiveram a proposta da metropolitana, que tinham mandado ao sindicato: pagar o INPC só do último ano, de 12,13% e “ESQUECER O 02 ANOS ANTERIORES”.
O QUE TEMOS A DIZER
Repetimos tudo que dissemos aos representantes da prefeitura de Florianópolis.
Propusemos que antecipem no próximo pagamento o INPC de 12.13% para todo mundo e continuamos a negociar o restante, porque NÃO ABRIMOS MÃO DO INPC DOS 03 ANOS e a perda no tíquete é maior ainda.
Deixamos claro que poderemos negociar outras cláusulas, mas o pagamento da PL tem que voltar a ser feito a partir deste ano e que é mentira que a categoria abre mão de receber. A PL nunca foi calculada com base em lucratividade.
CONCLUSÃO
Galera!
Está claro, teremos que lutar muito, retomar nossas assembleias e mobilização, a Diretoria está fazendo sua parte e trabalhando muito.
A demanda de passageiros já passa de 80% do que era, mas os horários e linhas continuam defasados e tem quase 100 ônibus a menos.
Com os Decretos governamentais e enfraquecimento de nossa luta, tiraram a maior parte dos cobradores. Assim, ESTÃO COM CUSTOS MUITO MENORES.
Estão GANHANDO MAIS QUE ANTES DA PANDEMIA!
BARRACA DE LUTA E ASSEMBLEIAS
Muita gente está cobrando a realização de assembleia e vocês têm razão.
Mas, fizemos as tentativas de negociar pra não sermos acusados de parar sem dialogar e sem proposta, não adiantava fazer assembleia dessa maneira.
Agora, vamos para o segundo momento da campanha.
Já comunicamos a prefeitura que na próxima semana MONTAREMOS A BARRACA de lutas, com mais conforto e segurança. Carros de som começarão a rodar nos terminais, chamando a categoria prá luta e avisando a população de nossa campanha salarial.
Sem oportunismos, divisões e “fake news”. É hora de nos unir e com o sindicato, “botar nosso bloco na rua” e que todos preparem a bolsa de luta.
SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA
Comments