RECUPERAÇÃO JUDICIAL VIRALIZA ENTRE EMPRESAS E CALOTE PARA TRABALHADORES É UMA POSSIBILIDADE REAL

COMPANHEIROS DE TRABALHO E DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA

O tempo passa, o tempo voa, a doença avança, os governos destroem nossas esperanças e os patrões continuam numa boa. Precisamos resistir. Precisamos reagir.

Infelizmente, com o imenso ataque sofrido, a reação da categoria ainda é pequena, sendo que é natural o receio da perda do emprego e das consequências de novas medidas restritivas tomadas pelos governos. Repetimos: é responsabilidade desses governos patronais a garantia para os trabalhadores que não podem trabalhar.

Também conta as dificuldades que vivenciamos diante do imenso avanço da Pandemia, que restringe nosso trabalho, o contato e o próprio funcionamento do sindicato.

Mas, com todas as dificuldades continuamos trabalhando e lutando. Em mais esse Boletim Informativo, informamos sobre as principais questões em andamento.

NA JOTUR AS VELHAS E CONHECIDAS DIFICULDADES

Todos sabem que a empresa Jotur era administrada irresponsavelmente e já vinha com grandes dificuldades financeiras. Tudo isso só aconteceu porque os prefeitos municipais de Palhoça e os governadores do Estado permitiram. O povo só reclama da categoria e do sindicato, mas não se organiza e não cobra seus direitos de quem deve.

A pandemia só agravou uma situação que já era muito ruim. Agora, a empresa está atrasando os pagamentos da remuneração de quem trabalha e as parcelas dos direitos de quem saiu da empresa. Uma situação insustentável.

AÇÃO DE COBRANÇA E GARANTIA REAL DA DÍVIDA

Tivemos inúmeras reuniões e promessas, mas, o problema continua. Resolvemos entrar com ação judicial para cobrar os acordos descumpridos e, principalmente, buscar assegurar as garantias reais para que possamos receber nossos direitos.

Estamos tomando medidas para assegurar que o patrimônio restante da empresa vire garantia real dos direitos dos trabalhadores. Ou corremos o risco de não receber os nossos créditos e direitos trabalhistas. Em breve estaremos informando mais detalhes e como esta ação estará avançando na Justiça do Trabalho em Palhoça.

Não estamos parados. Nos movimentamos, corremos atrás, mesmo com todas as nossas limitações e dificuldades do momento.

CANASVIEIRAS: CONTINUA O GOLPE E A AMEAÇAS CONTRA OS TRABALHADORES

A patrãozada da Canasvieiras aprendeu com a patrãozada da Biguaçu a lição sacana de como enganar os trabalhadores. Agora, falta a categoria na Canasvieiras aprender a lição da situação dos companheiros trabalhadores da Biguaçu.

Vamos explicar melhor: em Julho/20 a empresa Biguaçu demitiu 160 companheiros de forma desrespeitosa e humilhante. A direção do sindicato chamou a luta imediatamente, mostramos o que era a Recuperação Judicial e como era o golpe mentiroso Biguaçu, que ataca os direitos dos demitidos e de quem continua trabalhando.

Infelizmente, não fomos ouvidos.

O resultado disso é que OITO MESES depois ninguém recebeu nada e não vai receber nos próximos meses.

Que golpe e que mentiras?

Os patrões e seus chefetes diziam que o sindicato IRIA QUEBRAR A EMPRESA e diziam que brevemente pagariam tudo e voltariam a contratar os demitidos.

Uma ameaça sem sentido, pois já estavam em RJ e não quebraria.

A diretoria do sindicato alertava sobre o golpe e buscou juntar procurações para fortalecer os trabalhadores na Recuperação Judicial.

A Biguaçu, impôs aos que estão trabalhando a assinatura em procurações para advogados da empresa. A categoria assustada e com medo assinou. Nós consideramos isso um crime e denunciamos ao MPT e ao próprio juiz da RJ. Aguardamos o que farão.

Resultado: na assembleia de credores a Biguaçu conseguiu suspender por mais NOVENTA dias a finalização da assembleia. Enquanto isso, nada acontece, ninguém recebe nenhum centavo. Além disso, tem o risco de receber somente 50% da dívida e parcelado em DOZE VEZES, como prevê a lei.

É EXATAMENTE ISSO QUE VAI ACONTECER NA CANASVIEIRAS

Explicamos novamente a realidade na Biguaçú para facilitar o entendimento da categoria e provar o que estamos falando. Os patrões da Canasvieiras estão repetindo exatamente essa cartilha: dizem que a empresa vai quebrar e ninguém vai receber nada e pegam procurações. Perguntamos: advogados da empresa vão defender a categoria?

Mentira – A empresa vai quebrar e ninguém receberá nada.

Verdade – Companheiros, a Canasvieiras está junto com a Transol, se fortalecendo ainda mais. O juiz só autoriza a RJ se a empresa mostrar capacidade de pagamento seus débitos, caso contrário o juiz decretaria a falência imediatamente. Então, é mentira que ninguém receberá. Eles querem a procuração é para votar contra nós, para ganharem tempo e pagarem menos. Essa é a verdade.

PRÓXIMO DIA 23/03 DIRETORIA SE REÚNE PARA PLANEJAR

Mesmo com todas as dificuldades e questões específicas de cada empresa, a diretoria do sindicato continua seu trabalho. Ainda estamos concluindo o imenso trabalho de conferência das rescisões contratuais. Continuamos administrando o sindicato com muita dificuldade. Estamos atentos aos golpes das prefeituras e câmaras de vereadores que querem presentear os patrões com o fim dos cobradores. E vamos organizar nossa campanha salarial de 2021/2022, onde os patrões já fizeram proposta de acabar com o sindicato. Sim, eles querem se aproveitar do momento de fragilidade para destruir nossos direitos e, principalmente, destruir o sindicato.

No próximo dia 23 de março, feriado em Florianópolis, vamos estar reunidos para planejar as próximas ações e lutas do sindicato. Em seguida convocar assembleia e chamar a categoria a luta. Em breve estaremos informando isso tudo.

SINTRATUB: SINDICATO DE LUTA POR DIREITOS E PELA VIDA.