Nossa luta e nosso trabalho não param. Diariamente estamos organizando, informando e encaminhando as demandas da categoria. Por exemplo: só na semana passada, tivemos: reunião dos dirigentes liberados (2ª); da nossa Diretoria Plena (4ª); reunião de formação e questões comuns com o SINDETRANSCOL – Blumenau (5ª); continuidade dos encaminhamentos da última reunião do GT - Grupo de Trabalho da prefeitura de Florianópolis; reunião preparatória e de negociação com a empresa SANTO ANJO (Rodoviário); e o atendimento da categoria, que é grande, especialmente por telefone e WhatsApp; respostas e atualizações diárias de nossas redes sociais, entre outras questões da “vida do sindicato”.
Além disso tudo, temos que administrar o sindicato, suas duas sedes, com todo o trabalho que isso implica, pagando suas contas, fazer sua manutenção.
A QUESTÃO FINANCEIRA É UM DOS GRANDES PROBLEMAS
Dinheiro não é tudo, mas, é fundamental em nossas vidas. Aliás, somos obrigados a trabalhar muito para garantir o sustento de nossas famílias.
Garantir a sustentação do sindicato, também depende de grana.
Além dos custos do que já falamos, nossas lutas têm um custo altíssimo. Além disso, usamos quase toda a reserva do sindicato durante a pandemia, quando foram 10 meses sem mensalidades e há 03 anos sem as contribuições extras da categoria. Mesmo assim, por um tempo o sindicato manteve os empregados, aumentou o investimento na Secretaria Jurídica; entregamos milhares de cestas-básicas, além de outros auxílios para a categoria.
Durante esse período, a luta da CATEGORIA/Diretoria/Base manteve quase toda nossa CCT. A mesma luta que CONQUISTOU uma das melhores CCTs do Brasil, onde estão direitos e benefícios para TODOS nós. Direitos que só existem porque estão na CCT e outros da lei, que melhoramos, como nas horas-extras: a lei prevê 50% sobre a hora normal, mas, nossa CCT prevê 63%, uma conquista da categoria reunida no SINTRATURB.
Nesse momento, um dos grandes problemas é manter o sindicato e retomar as lutas, em função da baixa arrecadação do sindicato. Vejam, o tamanho do sindicato é o MESMO, o tamanho do desafio é MAIOR, mas, a arrecadação do sindicato é MENOR, tem muito menos sócios contribuindo.
O tamanho da categoria é MENOR.
Muitos companheiros que voltaram a trabalhar, ainda resistem em se filiar ao sindicato, mantém críticas à Diretoria. Algumas dessas críticas, já mostramos que são injustas.
MOMENTO DA CONTRIBUIÇÃO DE FORTALECIMENTO DO SINDICATO
A última contribuição extra da categoria, aconteceu em novembro de 2019. Ou seja, TRÊS anos depois, convocamos/convidamos a categoria para FORTALECER O SINDICATO, recompondo parte do “caixa da entidade”, o que permitirá remontar a estrutura de funcionamento do sindicato, retomar investimentos, como melhorar a comunicação com a categoria e com a sociedade. Temos muito para contar, mostrar o que “fizeram” com o transporte, atual situação da categoria e do transporte de nossa região.
TAXA DE FORTALECIMENTO DA LUTA
De forma rápida e simples, explicamos: sobre o valor do piso salarial de cada companheiro no mês de novembro/22, será aplicado um desconto, no valor equivalente a um dia de trabalho, ou seja, no salário que receberemos no início de dezembro/22. Repetimos que é sobre o valor do piso, mais nenhum ganho do trabalhador entra no cálculo.
Aos que não são sócios do sindicato, garante-se a oposição, podendo ser feita a partir do dia 01/11, até o dia 21/11. Por meio de carta protocolada na sede do Sindicato, na Av. Mauro Ramos, 398 - Centro de Florianópolis. Também poderá ser solicitada por meio de Carta Registrada com postagem até o último dia do prazo estabelecido.
Uma reflexão: se todos ganham, por que todos não contribuem?
Não seja um chupim, seja um companheiro!
SINTRATURB: SINDICATO DE LUTA
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