top of page
Buscar
  • Foto do escritorRODÃOONLINE

SOBRE REUNIÕES, ASSEMBLEIAS E RECUPERAÇÕES JUDÍCIAIS DAS EMPRESAS

ASSEMBLEIA DOS COMPANHEIROS DA JOTUR

Todos sabemos que a Jotur é uma empresa com grandes dificuldades financeiras há muitos anos e já vinha ameaçada bem antes da Pandemia, sem depositar FGTS e tendo dificuldades para manter pagamento de salários e tíquetes alimentação em dia. A pandemia terminou de comprometer a existência da empresa, que chegou a atrasar parcelas de salários por até 2 meses. A direção do sindicato cobrou da empresa e recorreu à justiça. Mesmo reconhecendo a dívida e sabendo das condenações, a empresa demonstra na justiça a incapacidade de pagar.

Diante disso, debatemos a realização de uma PARALIAÇÃO DA EMPRESA. No último dia 05/08 foi realizada a ASSEMBLEIA da companheirada da Jotur, para discutir atrasos de pagamento e a resposta da empresa, que já vinha diminuindo os atrasos, apresentou documento mostrando crescimento do número de passageiros e se propondo a colocar suas dívidas com os trabalhadores em dia, pagando salários e tíquetes em dia a partir do mês de setembro.

Após amplo debate, a assembleia DECIDIU POR UNANIMIDADE NÃO PARALISAR as atividades e aguardar o prazo da empresa. Seguimos fiscalizando.

COMO ESTÃO AS RECUPERAÇÕES JUDICIAIS???

O grande calote golpista dado nos credores pelas empresas Biguaçu, Emflotur, Canasvieiras, Insular e Estrela, continua seguindo o ritmo desrespeitoso e lento da justiça comum, que não toma as providências com nossas denúncias, não atende os pedidos de antecipação de assembleias de credores.

Nós avisamos.

No dia 07 de julho de 2020, quando a Biguaçu demitiu 160 companheiros e anunciou a RJ – Recuperação Judicial, a diretoria do sindicato imediatamente chamou uma greve na empresa com apoio de toda categoria. Anunciamos que a Biguaçu estava mentindo e não pagaria ninguém. Alertamos a categoria que sem luta, o mesmo aconteceria nas outras empresas.

A categoria não atendeu o chamado do sindicato. Nem os demitidos vieram prá luta.

Mas, entendemos a situação, as RJs eram novidades, não se imaginava a pandemia tão longa, havia o medo do desemprego e mais de 70% da categoria estava em casa.

O fato é que o transporte não voltava a funcionar e as demais empresas começaram a descumprir os acordos. Diante do anúncio de demissões, fizemos o acordo de parcelar as rescisões para evitar mais RJs.

Infelizmente, está no DNA de patrão o desrespeito aos trabalhadores e preocupação só com seu patrimônio. Por isso, deram mais um golpe, descumprindo o parcelamento e pedindo a RJ.

DIA 25/08 TEM ASSEMBLEIA DE CREDORES JUDICIAIS DA BIGUAÇU

Mais de um ano depois das demissões e de ingressar com a RJ na justiça comum, mais uma vez está marcada a assembleia de credores da empresa Biguaçu. É neste dia 25 de agosto.

Não podem mais adiar, o que já ocorreu três vezes. Mas, o juiz desrespeitoso e sem compromisso com os trabalhadores, não julgou nossas denúncias de fraudes nas procurações de advogados e estes ilegítimos vão acabar votando na assembleia. Se isso acontecer, certamente veremos mais um golpe nos trabalhadores. Aprovarão PAGAR SÓ A METADE E PARCELADO EM 24 VEZES, como possibilita a lei de Recuperações Judiciais.

De nossa parte, continuaremos lutando, vamos participar e apresentar todos os recursos possíveis aos Tribunais Superiores. Mas, não só. Vamos lutar companheiros!

ESTRELA/INSULAR E DEMAIS EMPRESAS

No caso dessas empresas, mal está começando a RJ e a proposta é ainda mais golpista e desrespeitosa que a da Biguaçu, pois propõem pagar apenas 40% do que devem, enquanto a Biguaçu propôs 50%.

Das duas, a justiça ainda nem cogita data para a realização da assembleia de credores.

ASSEMBLEIA/REUNIÃO NA INSULAR

No dia 24/07, um sábado, realizamos uma reunião dos demitidos pela empresa Insular, explicando como funciona uma RJ e debatendo como proceder. Lá decidiu-se que os companheiros formarão uma comissão de representantes. A diretoria do sindicato, junto com a Comissão, organizará manifestações e luta destes companheiros.

No momento aguardamos a formação da Comissão e vamos encaminhar uma assembleia dos companheiros da empresa Estrela, que faz parte do mesmo grupo econômico da Insular.

CANASVIEIRAS

A empresa propôs-se a pagar 100% das dívidas. Diante disso procuramos sua administração tentando uma negociação para antecipar os procedimentos. Aguardamos a resposta da empresa sobre o assunto. A assembleia de credores está marcada para o dia 08/10/2021 em primeira convocação. A segunda está prevista para 15/10/2021.

EMFLOTUR

Empresa que paralisamos muitas vezes por falta de pagamento de salários, de vale e tíquetes alimentação. Isso até um mês antes da pandemia. E teve a cara-de-pau de entrar na justiça contra o sindicato “preventivamente contra paralisações”, usando imagens da porta da garagem da Canasvieiras. Ao ver a bobagem que fizeram, solicitaram a desistência da ação, pra não ter que pagar indenização ao sindicato.

Nem seria necessário dizer que o juiz aceitou o pedido e arquivou o processo, mesmo sendo de forma ilegal e desmoralizante para a justiça.

A assembleia de credores está prevista para acontecer em primeira convocação em 10/09/2021 e a segunda convocação para 17/09/2021.

O VAI E VOLTA DA TAXA DE OCUPAÇÃO DOS ÔNIBUS

Há poucas semanas atrás tivemos o anúncio da liberação de 100% de ocupação dos ônibus. Porém, já estamos novamente com 70%. Esta questão é muito importante por razões de segurança e porque algumas cláusulas da CCT voltam a valer a pós se consolidar a possibilidade de ocupação de 100% dos veículos. Com o “livrinho da CCT” que começará a ser distribuído, a companheirada poderá bem acompanhar.

INFORME-SE SOBRE SEUS CRÉDITOS

Muitos companheiros procuram o sindicato para saber o valor de seu crédito junto a empresa em que trabalha. Na CCT, cláusula 71a, consta que os valores devidos pelas empresas formam um “fundo individual”, de cada companheiro, que pode usar esse valor em determinadas situações, tais como: pagar batidas e multas, usar em caso de doença etc. (verifique no livrinho).


Também consta que cada empresa deve enviar ao sindicato a lista de seus credores e os créditos detalhados, com todo sigilo e segurança. Essas informações são pessoais e confidenciais. O sindicato tem acesso para poder fiscalizar e só pode informar esse valor ao titular.


Tem duas maneiras de cada companheiro verificar: indo na empresa ou no sindicato, pessoalmente e verificando exclusivamente o seu valor, Não insista, por favor, informaremos apenas o valor do titular quem comparecer pessoalmente. Não informaremos outro valor a ninguém nem mesmo de esposo(a), companheiro(a), parceiro de trabalho etc......


Até o momento dispomos de informações: IMPERATRIZ, STA. TEREZINHA, JOTUR, BIGUAÇU. As demais empresas estão descumprindo a CCT e estamos cobrando o envio.

LIVRINHO DA CCT

Desde a decretação do Estado de calamidade pública, estávamos impedidos de distribuir material informativo de mão-em-mão. Estamos retomando a entrega do tradicional “livrinho da CCT”. Além de informar a categoria, mostra que nossa CCT ESTÁ QUASE TODA MANTIDA, havendo algumas cláusulas que estão sem efeito até abril de 2022, mas, o direito NÃO SAIU DA CCT e não foi perdido, como dizem alguns. É o caso da PL, que não foi paga pelas condições de arrecadação, mas, está mantida e voltará ser paga a partir do mês de maio do ano que vem.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page